A jabuticaba pode se tornar uma poderosa aliada à saúde do organismo, para uma boa nutrição e até mesmo na prevenção de doenças. A fruta tem vitaminas do complexo B e também vitamina C. Cada 100 gramas da apresentam, aproximadamente, 58 calorias, portanto é pouco calórica.
Vinte jabuticabas têm cerca de 60 calorias. Doce, rica em ferro, em cálcio e em vitamina C, a jabuticaba ajuda a dar mais resistência ao organismo. Além dos diversos benefícios, a fruta não é muito calórica - vinte frutinhas têm cerca de 60 calorias.
Misture polpa de jabuticaba, aveia e mel para fazer uma mistura e use em casa. Os nutrientes da jabuticaba promovem o crescimento saudável e brilhante do cabelo e também são úteis na prevenção da perda de cabelo. Várias formulações com extrato de jabuticaba para cabelos também estão disponíveis no mercado.
Você pode se beneficiar com a casca da jabuticaba incluindo-a em receitas saborosas como licor de jabuticaba ou geleia de jabuticaba — perfeito para servir com torradas — e deliciosas compotas, por exemplo.
Farinha de Jabuticaba Rica em vitamina C e do complexo B, possui compostos que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, a combater os radicais livres e regular o colesterol.
Que tal fazer um chá com as cascas para aproveitar ainda mais seus benefícios? Separe aproximadamente 15 unidades da jabuticaba e tire a poupa. Ferva as cascas em 600mL de água por 5 minutos e deixe em infusão por mais 10 minutos. Depois armazene na geladeira e tome gelado durante o dia.
Como um complemento a essa adubação periódica, recomendamos também uma adubação mensal com um adubo à base de Fosfito de Potássio (Fosway). Dilua 2,5ml do Fosway (meia tampa de garrafa pet) para cada litro de água e pulverize as folhas.
Quando colocada em solo bem preparado e fértil, com umidade no nível correto e com boa luminosidade, a jabuticabeira pode dar frutos o ano todo. Entretanto, a época de jabuticaba é entre os meses de agosto e setembro, mas também pode ser possível colher entre janeiro e fevereiro.
Os pés de jabuticabeira necessitam de podas, com uma certa periodicidade, podando os galhos excedentes, tanto para dar uma formação como para auxiliar na vitalidade, além dos galhos secos e que apresentem sinais anômalos. Também precisam de água, sol e ventilação.