Isso quer dizer que, em uma equação química, o número total de átomos dos reagentes deve ser igual ao número total de átomos dos produtos. Quando isso acontece, dizemos que a reação está balanceada.
A reação de análise ou decomposição ocorre quando uma substância divide-se em duas ou mais substâncias ou estruturas mais simples. A decomposição ou análise é um tipo de reação inorgânica em que um reagente é decomposto em duas ou mais substâncias.
As reações de análise também chamadas de reações de decomposição são aquelas em que um reagente composto (formado por mais de um tipo de elemento) é dividido em duas ou mais substâncias de estruturas simples (formadas por um único tipo de elemento).
As reações de complexação são aquelas em que se formam complexos e fazem parte da complexometria. Esta consiste na utilização, em química analítica, de agentes quelantes ou ligandos, em geral orgânicos, que se coordenam com um ião metálico através de dois ou mais átomos doadores eletrónicos.
O QUE É UM COMPLEXO ? par de elétrons disponível (“não utilizado”) em ligações químicas, ou seja, não compartilhado. Ligante: quando tem pares de elétrons livre (procura se estabilizar), ligação coordenada dativa. para se coordenarem a ligantes, ainda que fraca, como ocorre com os metais alcalinos Na e K.
Nas reações de complexação as Concentrações Analíticas e Concentrações de Equilíbrio são importantes assim como a acidez do meio e o comportamento ácido-base de ânions ou espécies neutras (moléculas) que agem como ligantes químicos e dos próprios cátions coordenantes.
Uma complexação, titulação complexométrica ou complexometria, representa uma técnica de análise volumétrica que visa a formação de um complexo de coloração, na reação entre o analito e o titulante, sendo usado para indicar o ponto final da titulação um indicador.
As reações de complexação são as mais importantes, pois afetam profundamente a geoquímica dos íons metálicos, modificando a sua solubilidade, carga e potencial redox. Essas mudanças influenciam a biodisponibilidade, transporte e migração dos metais nos ecossistemas aquáticos.
Os agentes complexantes também são chamados de ionófo- ros, que significa transportadores (foros) de íons. Eles podem ser substâncias orgânicas cíclicas ou acíclicas contendo átomos como oxigênio, nitrogênio, enxofre, etc., que possuem elétrons livres, ou seja, pares eletrônicos não compartilhados.
EDTA (do inglês Ethylenediamine tetraacetic acid) ou ácido etilenodiamino tetra-acético é um composto orgânico que age como agente quelante, formando complexos muito estáveis com diversos íons metálicos.
EDTA, sigla para ethylenediaminetetraacetic acid, ou edetetic acid é um agente quelante orgânico, que sequestra íons metálicos, como cálcio, magnésio, cobre, ferro e manganês, encontrados especialmente na água, agregando-os em sua estrutura química.
TUBO COM GEL A VÁCUO (separador de soro)
Os tubos são projetados para realizar a coleta, transporte e processamento da amostra. A maioria dos tubos de coleta de sangue contém um aditivo que acelera a coagulação do sangue (ativador de coágulos) ou evita a coagulação (anticoagulante). Isso preserva a amostra garantindo o processamento adequado para cada exame.
Indispensável na maioria dos diagnósticos, a coleta de sangue venoso é fundamental para identificar processos patológicos. O teste de laboratório com amostra de sangue é decisivo na tomada de decisão do médico, que pode indicar o tratamento correto para o problema.