EQST

Quando Surgiu Tocantins?

Quando surgiu Tocantins?

O ano era 1987. As lideranças souberam aproveitar o momento oportuno para mobilizar a população em torno de um projeto de existência quase secular e pelo qual lutaram muitas gerações: a autonomia política do norte goiano, já batizado Tocantins.

Por que foi criado o Tocantins?

O Tocantins é o mais novo dos estados brasileiros. Foi criado em 1988, com a promulgação da Constituição brasileira. ... A dificuldade de acesso fez com que os habitantes do norte da região estabelecessem mais vínculos comerciais com os estados vizinhos (Pará e Maranhão) do que com os habitantes do sul.

Porque o Estado do Tocantins passou a fazer parte da região Norte?

O Tocantins foi desmembrado do estado do Goiás, ao sul do estado. Ele foi inserido na região Norte porque a vegetação é bastante semelhante à dos outros estados do Norte, como o Pará.

Quem foi o fundador do Estado do Tocantins?

TEODOMIRO BRAGA

Quais são os quatro setores responsáveis pela economia do Tocantins?

A composição do Produto Interno Bruto do Tocantins é a seguinte: Agropecuária: 17,8%. Indústria: 24,1%. Serviços: 58,1%.

Qual Estado está ao sul de Tocantins?

O estado de Tocantins fica na região Norte do Brasil. Faz fronteira a norte e a leste com o estado do Maranhão, a leste com o Piauí e a Baía, a sul o com estado de Goiás e a oeste com os estados de Mato Grosso e Pará. A capital, Palmas, foi fundada em 1990.

Como se caracteriza o povo do Estado do Tocantins?

A população tocantinense é composta por imigrantes de várias partes do Brasil, o índio também compõe o contingente populacional do estado. São, ao todo, sete etnias (Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, krahô Canela, Apinajé e Pankararú), totalizando aproximadamente 10 mil índios, distribuídos em 82 aldeias.

Qual é o nome da capital provisória de Tocantins e da Capital oficial?

Em 1988, com a criação do estado do Tocantins, Miracema do Norte, hoje Miracema do Tocantins, foi escolhida para sediar a capital provisória do novo estado, por ato do presidente da República.