A Letra Y tem origem no alfabeto fenício em que era representada pela letra waw, à semelhança das letras F, U, V e W. Os gregos denominaram-na de upsilon, letra que representava o som da atual Letra U. Os romanos incorporaram a Letra Y para transcrever palavras de origem grega e deram-lhe o nome de “i-graeca“.
No alfabeto português, são chamadas de consoantes: B, C, D, F, G, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, Z . ... Dependendo da língua original do vocábulo, o W pode ser consoante ou vogal pois possui som de /u/ e /v/ ao mesmo tempo e o Y pode ser considerado uma vogal por possuir som de /i/.
1. Orais: o ar sai apenas pela boca. Exemplos: a, é, ê, i, ó, ô, u (ato, sé, vê, vi, só, fogo, uva)....
Neste texto, são chamadas de vogais nasais as que demandam seu registro seguido das letras consoantes nasais na mesma sílaba, formando com elas um dígrafo (cinto; sempre), e as que são registradas com til (fã).
Diz-se 'nasal' porque o ar ressoa nas fossas nasais ao ser produzido. Há cinco vogais nasais: (ã, e~, i~, õ, u~). Todos os sons grafados abaixo são sons nasais: clã, quente, Campinas, canhões, monge, onde, untar, juntar etc.
Exemplos de palavras com som nasal:
Em posição final de palavra, a nasalização do ditongo /ei/ é marcada na escrita com “m”. Em posição final de sílaba, a nasalização é marcada com “n”. Atenção: antes das letras “p” e “b”, o som nasal é representado por “m” e não “n”. ... O dígrafo “nh” também é marca de nasalidade (representa um fonema consonantal nasal).
Significado de Nasalidade substantivo feminino Caráter do som nasal.
Nasalidade é genericamente a característica do que é nasal. Usa-se também como termo de fonética para designar «característica do som em cuja composição existe um formante proveniente da vibração do ar contido nas cavidades nasais» (Dicionário Houaiss).
São cinco as vogais nasais: α, e, i, o u. Escuta e tenta imitar. Irmã, canta, ambos. Lento, vento, lembro.
Significado de Nasal adjetivo Relativo ao nariz. Diz-se do fonema cuja articulação se faz com o abaixamento do véu palatal, o que permite ao ar expirado ressoar parcialmente nas fossas nasais.
O termo nasal é usado na classificação fonética dos sons da fala. ... Qualquer som pode ser nasal, seja ele consonantal ou vocálico. A nasalidade consonantal, na nossa língua, se manifesta no /m/ (lama, mato); no /n/(fino, nulo); no /ɲ/, representado pelo dígrafo “nh” (banho).
Por encontros consonantais entende-se que são palavras que contêm duas ou mais consoantes juntas, sem intervenção de vogal. São exemplos de encontros consonantais as palavras: prato, fraco, trio, psicose e ritmo.