EQST

Quando Surgiu A Festa Junina?

Quando surgiu a festa junina?

As festas juninas surgiram nos países europeus católicos e eram chamadas de “joaninas”, em homenagem a um santo católico, São João. Elas foram trazidas para o Brasil no período colonial, pelos portugueses. ... Apesar de todo o Brasil comemorar as festas juninas, é na Região Nordeste que elas são mais difundidas.

O que tem nas festas juninas?

Itens com milho, como bolo de milho, curau, pipoca, canjica e pamonha, estão entre os preferidos. Há também outras delícias feitas nessa época e com nomes bastante inusitados, como o pé de moleque, maçã do amor, mané pelado, paçoquinha e a bebida conhecida como quentão, feita com pinga ou vinho, canela e gengibre.

Quais são as principais características da festa junina?

A decoração de Festa Junina feita com bandeirolas e balões, a fogueira e os fogos de artifício são itens que caracterizam o ambiente da festa junina. Existem ainda algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira e outros.

Quais as características das festas juninas no Brasil?

Durante as festas juninas no Brasil, são realizadas danças típicas, como as quadrilhas. Também há produção de inúmeras comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pé de moleque, além de bebidas como o quentão. Outra característica muito comum é a de se vestir de caipira de maneira caricata.

Quais as características das festas juninas do Nordeste?

Os festejos juninos no nordeste brasileiro são regados de danças típicas, como as quadrinhas, que reúnem centenas de pessoas em compassos sincronizados e muito divertidos. Os únicos estilos musicais que predominam durante as festas são o forró, o sertanejo universitário e o cabrueira.

Quais são os efeitos da festa de São João?

A fogueira, os fogos de artifício, a música e a dança em quadrilha, com direito a 'casamento na roça', compõem o cenário comemorativo da festa de São João, cujos ritos se diferenciam de um município a outro, segundo as experiências de ocupação de cada território de identidade.

Qual a influência dos indígenas nas festas juninas?

A influência dos índios na festa brasileira fica evidente nas comidas juninas: milho,mandioca, abóbora e batata-doce, exemplifica a antropóloga. É, enfim, uma celebração miscigenada, com ingredientes vindos de diversas culturas.

Como podemos perceber a influência indígena nos alimentos que fazem parte da festa junina?

A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula.

Por que as nossas festas juninas sofrem a influência de outras culturas?

Resposta. Resposta: A festa junina foi trazida pelos portugueses e incorporada aos costumes indígenas e africanos, os franceses acrescentaram a quadrilha e os chineses trouxeram os fogos de artifício.

Como era a festa junina dos índios?

As celebrações eram ligadas à agricultura com cantos, comidas e muita dança. A união de costumes juninos foi fácil. Não houve dificuldade para espanhóis e portugueses convencerem os indígenas a festejar em homenagem aos três santos. No início, os índios não entendiam de santos, mas sabiam de festas.

Quais são as raízes das festas juninas?

As festas juninas têm em suas raízes a mistura de elementos das tradições pagãs romano-germânicas e cristãs. No Brasil, desde pelo menos o século XVII, no mês de junho, comemoram-se as chamadas “Festas Juninas”, que possuem esse nome por estarem associadas ao referido mês.

Quais são os santos da festa junina?

Conheça os santos homenageados nas festas juninas

  • Santo Antônio. Um dos santos mais queridos no Brasil e em Portugal. ...
  • São João. Não é à toa que junho e festa junina são nomes em homenagem a esse santo. ...
  • São Pedro. Outro santo festejado em junho, no dia 29, é São Pedro, um homem de origem humilde, apóstolo de Cristo e fundador e primeiro Papa da Igreja Católica.

Qual é a dança típica da festa junina?

quadrilha, dança

Como é uma dança de quadrilha de festa junina?

A dança tem os seguintes Passos:

  1. Forma-se uma fileira de damas e outra de cavalheiros. ...
  2. CUMPRIMENTO ÀS DAMAS OU “CAVALHEIROS CUMPRIMENTAR DAMAS” ...
  3. CUMPRIMENTO AOS CAVALHEIROS OU “DAMAS CUMPRIMENTAR CAVALHEIROS” ...
  4. DAMAS E CAVALHEIROS TROCAR DE LADO. ...
  5. PRIMEIRAS MARCAS AO CENTRO. ...
  6. GRANDE PASSEIO. ...
  7. TROCAR DE DAMA. ...
  8. TROCAR DE CAVALHEIRO.

O que a dança quadrilha representa?

A dança em si representa a realização da festa de casamento. Essa tradição tem como objetivo homenagear Santo Antônio, o santo casamenteiro. Além do noivo e da noiva, outros personagens tradicionais fazem parte do roteiro da quadrilha: o padre, o pai da noiva, o juiz e o delegado.

Qual é a região da dança quadrilha?

Dança tradicional dos festejos juninos de origem francesa E quem as viu ao vivo sabe que o momento de maior efervescência cultural das quadrilhas é nas cidades do interior da região nordeste. ... O “quadrille” era dançada nos salões da alta aristocracia na cidade de Paris, na França, no período do século XVIII.

Como era conhecida a nossa quadrilha na Europa?

“Os nobres franceses começaram a dançar quadrilha no século 18. E a dança era bem diferente há 400 anos. A quadrilha era dançada em formato de quatro pares, daí o nome 'quadrille', um de frente para o outro”, conta a pesquisadora Eleonora Leal.

Como funciona uma quadrilha?

A quadrilha é dirigida pela narração de uma pessoa (marcador), que faz brincadeiras e conduz os casais em cada momento. De acordo com historiados e pesquisadores da cultura popular, a quadrilha surgiu na França do século XVIII.

Quais são os personagens de uma quadrilha?

O casamento matuto é representado pelos participantes da quadrilha. Os personagens são: os noivos, os pais do noivo, os pais da noiva, os padrinhos e as madrinhas, o padre, às vezes, o sacristão, o delegado, às vezes, com alguns soldados, o juiz com o escrivão; os demais integrantes do grupo são convidados.

Porque a quadrilha é uma dança folclórica?

A quadrilha pode ser considerada uma dança folclórica porque ela carrega tradições e costumes de determinados povos ou regiões. Segundo o texto, a dança quadrilha teve origem nos salões franceses, sendo posteriormente difundida por toda a Europa e chegando também ao Brasil.

O que falar na quadrilha de festa junina?

27 Passos de quadrilha para Festa junina

  • CAMINHO DA FESTA: os noivos ficam na frente da fila. ...
  • ANARRIÊ: as damas e os cavalheiros se separam formando duas colunas.
  • OS CAVALHEIROS CUMPRIMENTAM AS DAMAS: eles se aproximam das damas cumprimentando-as. ...
  • AS DAMAS CUMPRIMENTAM OS CAVALHEIROS: agora é a vez das damas irem até os cavalheiros e cumprimenta-los.