Quando Ser A Prxima Chuva De Meteoros 2021?

Quando ser a prxima chuva de meteoros 2021

2021 já chegou com uma chuva de estrelas, mas a astronomia garante que ainda vem muito mais pela frente. Com um calendário intenso, serão 3 superluas e 4 eclipses ao longo do ano, além de outras chuvas de meteorosprevistas.

PF e Ibama apreendem aves compradas ilegalmente no Rio de Janeiro

Com exceção da chuva de meteoros de "Geminídeas", as outras não devem ter um grande número de meteoros por hora. No entanto, para os amantes de astronomia, ainda é possível acompanhar o fenômeno no céu. 

Conforme a Terra se movimenta, passam por ela detritos de cometas e asteroides. Quando estas rochas entram em contato com a atmosfera de nosso planeta, eles pegam fogo, resultando em meteoros ou estrelas cadentes.

Veja também

Dia 21 – Aproximação entre Marte, Urano e a Lua, visível desde o anoitecer, até por volta de 00h00. Urano não é visível a olho nu facilmente, mas estará muito próximo a Marte neste dia;

Em 2021 terá chuva de Meteoros, superluas e eclipses. O calendário astronômico, prevê mais de 45 eventos astronômicos para este ano e de acordo com o professor e diretor do Parque da Ciência Newton Freire de Maia, Anisio Lasievicz, superluas, eclipses e chuvas de meteoros poderão ser vistos a olho nu no Paraná. As informações são da reportagem da BandNews FM.

Liga Mundial de Skate Street é destaque em São Paulo

Porém, no Brasil também será possível assistir. A Agência Espacial Norte Americana (NASA) estima que a Geminídeas seja fruto do asteroide 3200 Faetonte. Para quem não se lembra, esse asteroide passou muito perto da Terra em 2017 e fez nascer diversas teorias. Devido à proximidade do asteroide, muita gente acreditava que ele poderia se chocar com o planeta.

Considerado um dos eventos mais aguardados do mês, o eclipse lunar parcial acontecerá em 19 de novembro. É o último fenômeno desse tipo no ano. A Lua entrará na sombra externa da Terra às 3h02, com possibilidade de ser vista a olho nu na Austrália, Américas do Norte e do Sul e parte da Ásia e Europa. A visibilidade poderá sofrer influência das condições climáticas, como céu nublado. No Brasil, a previsão é de que o ponto máximo do eclipse ocorra as 6h02, mas como a Lua já estará abaixo do horizonte, não será possível vê-la. Contudo, dará para sentir um gosto do ápice do fenômeno as 4h18, que é quando a lua começa a tomar cor mais escura.

Justiça nega pedidos de apuração sobre supostas ameaças a Marcos Braz

Justiça nega pedidos de apuração sobre supostas ameaças a Marcos Braz

Os meteoros estarão visíveis a partir das 0h59 e durarão até às 5h, sendo o melhor momento de observação pouco antes do amanhecer, em direção ao horizonte leste. É previsto que esta chuva de meteoros supere a Taurídeos do Norte, que ocorreu neste mês, com três estrelas cadentes por hora.

Para quem ama observar o céu, terá também a conjunção de planetas, que prometem trazer espetáculos brilhantes e de impressionar. Confira as datas abaixo e já anota na agenda para não perder nada!

19 de novembro

A Nasa lançará às 3h20, da base de Vanderberg, na Califórnia, a missão DART (Teste de Redirecionamento Duplo de Asteroide). Serão usado um foguete da SpaceX, o Falcon 9. A intenção da agência espacial é testar se um asteroide consegue mudar de rota se colidida com uma espaçonave de pequeno porte. Para isso, o alvo será o asteroide 65803 Didymos. Ainda não há previsão de transmissão.

O site Space.com informa que os meteoros devem se formar na Constelação de Leão, porém vale dar uma olhada em constelações vizinhas, como a Ursa Maior, pois há risco de perder os meteoros que deixam rastros maiores no céu. Para ajudar na localização de estrelas, utilize algum app para smartphone, como o Starwalker.

Esse é um dos eventos astronômicos de novembro. Estamos quase na metade do mês e já tivemos o pico de outras duas chuvas de meteoros, lançamento de naves espaciais e satélites entrando em órbita. Mas o principal evento ainda está para acontecer: eclipse lunar parcial, previsto para 19 de novembro.

Leia também

A chuva de meteoros Leônidas vai ser melhor vista no Hemisfério Norte. No entanto, especialistas dizem que quem observar do Hemisfério Sul (onde o Brasil está) contará com uma boa visualização do fenômeno.

O New York Times relata, por exemplo, que houve anos em que Lêonidas causou milhares de estrelas cadentes, quando passa a ser chamada de "tempestade de meteoros". Para este ano, estão previstos 15 meteoros por hora. A próxima grande chuva de meteoros proporcionada para Leônidas está prevista para 2034, quando deve produzir mais de 500 meteoros por hora.

Já sou assinante

A última chuva de meteoros, chamada "Perseidas", foi vista em agosto em diversas partes do mundo, principalmente nos países do hemisfério norte. Para quem não pôde aproveitar o momento, ainda há outros cinco eventos parecidos que podem ser vistos até o fim de 2023. 

Um eclipse solar é quando a Lua se coloca entre o Sol e a Terra, formando uma sombra que incide sobre uma região do planeta. Já o eclipse lunar, acontece quando a Lua é coberta parcialmente ou totalmente pela sombra da Terra, podendo ser visto a olho nu.

No mesmo dia, a Agência Espacial Russa programa lançar o Soyuz 2.1b como parte da missão "Prichal". A previsão de lançamento está marcada para as 10h06, da base do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Não tem previsão de transmissão.

Mais lidos

Mais lidos

Dia 22 – Lua Azul – Quarta Lua Cheia de uma estação. No passado, cada Lua Cheia tinha o nome de algum fenômeno proeminente que acontecia naquele mês. Tradicionalmente, cada estação tinha três Luas cheias, mas, devido à diferença do ciclo Lunar e da translação da Terra ao redor do Sol, eventualmente uma estação tinha uma Lua cheia extra, chamada de Lua Azul.

Neste ano de 2021, tiveram diversos acontecimentos que mudaram a vida das pessoas. Desde crise sanitária imposta por pandemia à fenômenos inéditos na natureza. Mas ainda não acabou. Uma grande chuva de meteoros no céu ainda marcará o mês de dezembro. Nos próximos dias 13 e 14, ocorrerá o chamado pico da chuva de meteoros Geminídeas.

Quantos eclipses vão ocorrer no ano de 2021?

Eclipse 2021: a missão! O novo ano terá quatro eclipses solar e lunar nesse ano.

Que horas será a Lua Azul?

Apesar do nome peculiar, não há alterações na cor natural do satélite natural da Terra: esse é o nome dado ao acontecimento da segunda lua cheia em um mesmo período. No caso do próximo fenômeno, a Lua Azul estará em seu pico no começo da manhã deste domingo (22), às 8h02 CDT (10h02 no horário de Brasília).

Qual o dia do eclipse lunar em 2021?

Eclipses solares e lunares em 202111 de jun. de 2021

Que dia vai ter chuva de meteoros em agosto?

Nos dias 11 e 12 de agosto, ou seja, nesta quarta e quinta, acontece o pico da chuva dos meteoros Perseidas. O fenômeno ocorre anualmente, de meados de julho até o final de agosto, e acontece a medida em que a Terra cruza a trilha de destroços do cometa Swift-Tuttle.

Que horas vai ocorrer a chuva de meteoros hoje?

Os meteoros, ou “estrelas cadentes”, como são chamados popularmente, poderão ser vistos a olho nu, principalmente entre 22h30 e 00h30. Depois desse horário, a lua poderá clarear o céu e dificultar a observação. O ideal é estar em um local escuro, sem luzes noturnas como postes ou prédios iluminados.

Onde vai dar pra ver a chuva de meteoros?

A Delta Aquáridas do Sul é a chuva de meteoros mais fácil de observar em todo o hemisfério sul. Seu radiante — isto é, o ponto de onde os meteoros aparentam surgir, na Constelação de Aquário — fica mais bem posicionado deste lado do planeta.