Se “muito” sofrer variações, ele é adjetivo e concordará sempre com o substantivo devendo ser utilizada a forma “bastantes”. Se não sofrer variações ele é advérbio, portanto, invariável devendo permanecer na forma singular “bastante”.
Faz dois dias ou fazem dois dias
É necessário muita atenção ou É necessária muita atenção ao atravessar a rua. As duas frases estão corretas. A segunda segue a forma erudita, da língua-padrão, que corresponde ao modelo literário.
Quando há a presença de um artigo definido ou de outro elemento que determine o substantivo, é obrigatório que haja concordância em gênero e número entre esse substantivo e o adjetivo necessário. Podem assim ser usadas as expressões: é necessário, é necessária, são necessários e são necessárias.
a concordância em gênero e número entre o predicativo do sujeito (necessário, adequado, claro, obrigatório e etc.)...A concordância e expressões como "É necessário"
EXPRESSÕES Fazer-se mister : V ser mister . Ser mister : ser forçoso ou necessário; fazer-se mister.
Faz-se mister, ainda, salientar a falta de preocupação na verificação da veracidade sobre a informação divulgada como impulsionador do problema.