Nos cães, a formação do tubérculo urogenital no feto se dá ao redor de 24 dias de idade gestacional, a formação dos testículos com 29 dias e o início da fase de migração transabdominal aos 42 dias. A fase de migração inguino-escrotal se inicia ao redor de 4 a 5 dias após o nascimento9.
O diagnóstico costuma ser feito logo na primeira consulta, quando o/a veterinário/a examina o filhote e não consegue palpar os 2 testículos na bolsa escrotal.
A lambedura pode ser um ato reflexo de defesa. A princípio, o que parece é que seu animal deve ter tido contato com algum produto irritante como produtos para limpezas da casa ou canil, dentre outros, causando o que nós chamamos de dermatite de contato alérgica e irritativa.
Em animais com crânio o prognatismo é resultado de uma hipotrofia óssea da maxila ou hipertrofia óssea da mandíbula - a mandíbula é mais longa que a maxila. Artrópodes também podem ser apontados como prognatas, como por exemplo as formigas fêmeas, por terem peças bucais no ácron.
Tudo vai depender do diagnóstico realizado pelo médico-veterinário. No geral, quando a causa do aumento de volume escrotal é infecciosa, a antibioticoterapia sistêmica se faz necessária. Além disso, a limpeza do local e a aplicação de pomada cicatrizante podem ser indicadas.
Lesões dermatológicas no saco escrotal podem ser decorrentes de uma dermatite alérgica de contato, doenças infecciosas como a Brucelose, a Ehrlichiose (doença do carrapato) e Leishmaniose (calazar), doenças estas que podem ocasionar edema testicular e dermatite na bolsa escrotal.
Feito o diagnóstico, o tratamento da dermatite por lambedura é definido conforme a causa do problema. Os cuidados podem envolver o uso de anti-inflamatório e antibiótico para dermatite canina. Além de antifúngico e mudanças no estilo de vida do cachorro.
Contudo, não é apenas na relação mãe-filhote que os cães lambem uns aos outros. Portanto, quando um cachorro adulto lambe outro, ele está tentando comunicar respeito a um membro da matilha que considera superior ou perigoso.
Óleo de alecrim O alecrim é um excelente tônico natural para a pele, possui propriedades anti-inflamatórias, antisépticas e dermoprotetoras, por isso se popularizou como um dos remédios caseiros mais eficazes para tratar a dermatite em cachorros e em humanos.
O Apoquel é um remédio para dermatite canina, indicado para aliviar a coceira e proporcionar mais tranquilidade ao seu cãozinho. Diferente de outros medicamentos como a corticoide, ciclosporina ou anti-histamínicos, o Apoquel é o único tratamento que age diretamente no causador da coceira.
Confirmada a dermatite alérgica, saiba que ela ainda não tem cura. De modo que o tratamento consiste no controle da doença. Entre as medidas citadas pela veterinária estão o uso de anti-histamínicos, tratamento de infecções secundárias (com antibióticos, no caso das bacterianas).
A coceira no corpo surge quando alguma reação estimula as terminações nervosas da pele, entre os principais motivos estão: alergia, ressecamento da pele, suor ou a picada de inseto.
Prurido é um sintoma que causa um importante desconforto e é uma causa extremamente frequente de consulta dermatológica. O prurido provoca escoriações que podem se tornar inflamadas, degradação cutânea e possivelmente infecções secundárias. A pele se torna liquenificada, descamativa e escoriada.