Se necessário, para aliviar a dor quando se tenta levantar a unha encravada e inflamada, pode-se passar uma pomada anestésica no local; Se a unha estiver muito encravada, inflamada ou com pus e não for possível caminhar normalmente, não mexa. Procure um podólogo ou dermatologista para desencravar a unha.
As órteses são um dispositivo externo de apoio, fixado na unha pelo podólogo. Elas funcionam aplicando força de tração, como uma alavanca, para mudar aos poucos a curvatura da unha. No entanto, em alguns casos, ainda há a necessidade de remoção parcial. No geral, é possível alcançar ótimos resultados com este método.
Uma das causas possíveis pode ser a sensibilidade ao formaldeído (formol). O formol é uma substância presente em alguns esmaltes e bases fortalecedoras e ele tem a propriedade de penetrar a placa ungueal e pode atingir a pele que fica por baixo, modificando a sua estrutura e causando dor.
O que pode ser? No seu caso é fundamental uma consulta para avaliação detalhada da história clínica e realização do exame físico, pois dor nas unhas após retirar o esmalte pode ter diversos significados, como dermatite de contato ou mesmo paroníquia crônica. Procure já seu dermatologista!