A pregnância da forma é a lei básica da Gestalt, e diz que a construção da forma deve possuir uma estrutura simples, equilibrada, homogênea e regular. A forma deve apresentar harmonia, unificação, clareza e um mínimo de complicação visual em sua organização.
44) O que é necessário para alcançarmos a boa-forma? R: Equilíbrio, estabilidade, simetria e simplicidade. ... R: O campo psicológico é entendido como um campo de forças que atua na percepção, nos levando a procurar a boa-forma. Ele tem uma tendência que garante a busca pela boa forma em situações menos estruturadas.
De acordo com os gestaltistas, o comportamento do homem deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo. Esse fenômeno da percepção é norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem uma figura (objeto).
O conjunto de estímulos determinantes do comportamento é denominado meio geográfico e o comportamental. ... Explique, através de um exemplo, o meio geográfico e o meio comportamental.
Lei da Pregnância. Essa lei (também conhecida como “boa forma”) nada mais é do que o princípio básico da percepção visual da Gestalt. ... Sendo assim, é possível afirmar que quanto maior for a pregnância da forma, mais eficiente será a comunicação com o seu receptor.