Narra a CLT , em seu artigo 475 , que: O empregado que for aposentado por invalidez terá suspenso o seu contrato de trabalho durante o prazo fixado pelas leis de previdência social para a efetivação do...Portanto, com a mencionada aposentadoria, a CTPS encontra-se SUSPENSA, de modo que não pode ser dado a baixa por ...
Quando o aposentado deseja permanecer no mercado de trabalho, precisa estar ciente de que possui os mesmos direitos dos demais trabalhadores, o que inclui registro na carteira profissional e o recebimento de multa de 40% sobre o FGTS em caso de demissão sem justa causa.
O primeiro passo é consultar seu saldo PIS/Pasep numa agência da Caixa, apresentando o CPF. Já o aposentado que ganhou uma revisão de seu benefício do INSS pode ter uma bolada a receber em atrasados. A diferença entre o valor do benefício concedido pela primeira vez e o do novo é paga de uma só vez.
Esta multa também incide sobre os depósitos que já foram sacados? No extrato da conta vinculada do FGTS há dois saldos. ... A multa de 40% é calculada sobre o valor de todos os depósitos do contrato de trabalho, computando inclusive os valores que já foram sacados.
Os aposentados que e continuam trabalhando na mesma empresa, podem sacar, todo mês, os depósitos realizados no fundo. Ao trocar de emprego, o aposentado recebe o saldo o FGTS ao final do contrato de trabalho. Caso o aposentado venha a ser demitido sem justa causa ele ainda tem direito a uma multa de 40%.
No caso de demissão sem justa causa, a multa de 40% que é devida pelo empregador sobre o saldo do FGTS daquele contrato de trabalho é depositada na conta do FGTS do trabalhador. A solicitação para o saque do FGTS é feita pelo próprio empregador, e o trabalhador deve ir a uma agência da Caixa para receber o benefício.
O que a Reforma da Previdência pretende fazer? Alterar a Constituição Federal e acabar com a multa de 40% do saldo do FGTS no caso de demissão de trabalhadores aposentados, bem como com novos depósitos mensais a partir da data do início da aposentadoria.
O empregado não é obrigado a comunicar, que se aposentou ao seu empregador. ... Outro ponto relevante é que o empregado que se aposenta, não é obrigado a sair da empresa. O único caso em que o trabalhador é impedido de voltar ao trabalho é no caso na aposentadoria por invalidez.