Essas estruturas são muito importantes, já que são responsáveis pelo transporte através do envoltório nuclear. Os poros nucleares possibilitam a divisão entre o material genético e o citoplasma, de modo que ainda seja possível a interação entre eles.
Resposta: A função dos poros presentes no envelope nuclear é permitir a troca de substâncias entre o núcleo e o citoplasma.
Lamela média é uma membrana formada durante a telófase da divisão celular, utilizada como um cimento, unindo as células dos vegetais entre si. Esta é a primeira camada formada, a qual é depositada no momento da citocinese. Quimicamente, é constituída por pectatos de cálcio e magnésio.
As células de animais são envoltas por uma camada de carboidratos ligados a proteínas (glicoproteínas) ou lipídios (glicolipídios), o glicocálix, ou glicocálice. ... Essa estrutura se encontra na parte externa da membrana plasmática e é proveniente do complexo de Golgi.
Resposta. Tecnicamente, na placa A, onde há uma quantidade grande e desorganizada de determinado composto, assim que, a função do glicocálix na célula é a permeabilidade seletiva (controlar a entrada de substâncias, do meio extracelular, para o intracelular).
Reconhecimento celular, as células iguais apresentam a mesma composição no glicocálix, o que permite que se reconheçam. Isso também favorece a adesão entre as células. Os oligossacarídeos (união de dois a dez monossacarídeos) presentes no glicocálix das hemáceas determinam os grupos sanguíneos do sistema ABO.
(Fuvest-2008) As estruturas presentes em uma célula vegetal, porém ausentes em uma bactéria, são: a) cloroplastos, lisossomos, núcleo e membrana plasmática.
A parede celular é uma estrutura que se localiza externamente à membrana plasmática e que, entre outras funções, garante a forma da célula. A parede celular é um envoltório extracelular presente em todos os vegetais e algumas bactérias, fungos e protozoários.