Um nanómetro ou nanômetro, antes conhecido como milimícron ou milimicro, é uma unidade de medida de comprimento do sistema métrico, correspondente a 1×10−9 metro ou 0,metro (um milionésimo de milímetro ou um bilionésimo de metro). Tem como símbolo nm.
newton-metro
1 Kilogram-force-meter [kgfm] = 9,806 65 Newton-metro [Nm] - Calculadora de unidades de medição com a qual se podem converter entre outras unidades de Kilogram-force-meter em Newton-metro.
Torque pode ser tanto estático quanto dinâmico. Um toque estático é aquele que não produz uma aceleração angular. Alguém empurrando uma porta trancada está aplicando um torque estático sobre a porta, pois a porta não está rotacionando nas dobradiças, apesar da força aplicada.
Na prática, o cavalo representa potência (medida em cavalo-vapor) e pode ser resumido como o principal responsável por fazer um carro ganhar velocidade. Já o torque (medido em kgfm – quilograma força metro – em nosso País) pode ser entendido como o responsável por entregar força.
De uma maneira simplificada, potência é torque multiplicado pela rotação. Conceitualmente falando, torque é trabalho. O trabalho de subir um aclive é o mesmo se feito por um carro de 50 cv ou outro de 500 cv. ... Só que o mais potente fará o percurso em um tempo incomparavelmente menor, por ter mais potência.
Torque ou binário, também conhecido como momento de alavanca, momento de força, ou simplesmente momento é uma grandeza vetorial da física associada às forças que produzam rotação em um corpo. ... F = Força aplicada (N); x = Braço de alavanca (m): distância entre o ponto de aplicação da força e o eixo de rotação.
No Brasil, geralmente ele é medido em kgf. m (quilograma força vezes metro). É uma medida de força do motor: quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações. Assim, o torque é muito importante na escolha não só de veículos leves, mas principalmente de veículos de transporte, como caminhões e ônibus.
Como o torque é igual a força multiplicada pela distância aplicada, quanto maior o torque aplicado, menor a velocidade, pois torque tem a ver com força e não com velocidade.
Potência específica é uma das formas de medir a eficiência energética do propulsor. As fabricantes têm melhorado o rendimento dos motores para obter mais potência, em vez de simplesmente aumentar suas cilindradas. ... A vantagem é ter a mesma potência de um motor maior com menor consumo de combustível.
Mais para os que ainda persistirem e fazer tal comparação pode ser usar a convenção de 15 cilindradas para cada 01 cavalo, o que levaria uma moto de 1.
Potência é uma grandeza usada para determinar a quantidade de trabalho que é realizada em um processo. ... Potência é uma grandeza física escalar medida em watts (W). Pode ser definida como a taxa de realização de trabalho a cada segundo ou como o consumo de energia por segundo.
Quanto maiores forem as explosões, maior será a capacidade de o carro andar rapidamente. Assim, quanto maior a cilindrada de um motor, mais chances de a potência ser maior também. Normalmente, os carros de passeio têm quatro cilindros.
São acrônimos que em inglês significam Double Over Head Camshaft (duplo comando de válvulas no cabeçote) e Single Over Head Camshaft (comando de válvulas simples no cabeçote). ... Mais comuns em cabeçotes de quatro válvulas por cilindro são as duas árvores, uma para as válvulas de admissão e outra para as de escape.
O acoplamento de alta é aquele que gira em velocidade mais alta, porque é utilizado entre o eixo do motor e o do dispositivo de redução. ... O acoplamento de baixa é aquele que gira em velocidade mais baixa, porque é utilizado entre o eixo do dispositivo de redução e o da máquina.
Isso significa que se ele for de 4 cilindros, cada pistão (um por cilindro) se desloca um volume de 1/4 L ou 250cm3. Quanto maior a quantidade de litros, mais potência terá o motor e geralmente isso o torna menos econômico.
As duas medidas, diâmetro e curso nos dão um valor que multiplicamos pelo número de cilindros. Como resultado, temos o valor em litros. Assim, um motor de 4 cilindros com 2 litros, significa que cada cilindro tem um volume de 500 ml.
TAXA DE COMPRESSÃO É O QUOCIENTE DE VOLUME DA CÂMARA DE COMBUSTÃO DO PISTÃO EM SEU PONTO MORTO INFERIOR (PMI) E SEU PONTO MORTO SUPERIOR (PMS).
O motor de 2 tempos é mais leve e tem a manutenção mais em conta que o de 4 tempos. O de 2 tempos passa por um processo de duas etapas (compressão e combustão), já o de 4 tempos por quatro etapas (admissão, compressão, combustão e escape).