A arte renascentista aconteceu entre os séculos XIV a XVI e foi marcada pela grande valorização da antiguidade clássica (Greco-Romana) com muitos aspectos do naturalismo, racionalismo e hedonismo, diferentemente da arte na idade média que possuía grande ligação com o teocentrismo nesse período os artistas são mais ...
Durante o Renascimento houve um grande desenvolvimento naval, comercial e urbano, o que resultou em um significativo crescimento econômico, que deu origem a uma nova classe social, a burguesia.
Como o Brasil foi descoberto em 1500, num período em que o Renascimento se iniciava, o país não teve influências medievais em suas artes. ... A Idade Média foi uma época em que a produção artística praticamente não existiu.
A importância do Renascimento se deu principalmente pelo fato de ter sido apresentado como uma ruptura com o mundo medieval que estava agonizando na Europa, pautando suas características na cultura greco-romana da Antiguidade Clássica.
Resposta: o renascimento foi o primeiro grande movimento artistico,cientifico,literário e filosófico da modernidade.
O ideal do humanismo foi, sem dúvida, o motel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. ... Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.
O homem é a medida de todas as coisas Talvez a mais marcante característica do Renascimento tenha sido a valorização do ser humano. O humanismo (ou antropocentrismo, como é chamado com frequência) colocou a pessoa humana no centro das reflexões. Não se trata de opor o homem a Deus e medir forças.
O ideal do homem é de vida subjetiva, natural, individual, rompendo com todo elemento supra-humano, sem caráter religioso. O Renascimento é a continuação dos pensamentos da Idade Média como reestrutura de valores e estruturas. ... A humanidade se constitui em um conceito bastante genérico no renascimento.
No período renascentista, o homem passa a ter compreensão mais antropocêntrica do seu ser e a cerca de sua realidade (o que não excluía a possibilidade da existência de Deus, eles admitiam o ser transcendente e que possuía no âmago do seu ser algo divino, que possibilitava ao homem ver-se como um portador da graça e ...
Além disso, durante o Renascimento, convencionou-se chamar a Idade Média de Idade das Trevas pelo fato de os renascentistas se colocarem como herdeiros do pensamento e da ciência desenvolvidos por gregos e romanos, fazendo renascer a cultura da Antiguidade.
Resposta. O Renascimento foi um movimento cultural que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna. ... Ou seja, para os que o denominaram, os renascentistas teriam resgatado a cultura do período Clássico, em oposição ao período de “trevas” medieval.
Qual o papel das cidades na transição da Idade Média para a Idade Moderna? reorganização do povo em cidades ajudou a quebrar o sistema feudal, pois os senhores feudais perderam o poder.
A chamada transição do feudalismo para o capitalismo (ou do sistema econômico feudal para o sistema econômico capitalista) começou no período da Baixa Idade Média, especificamente a partir do século XIV.
A transição da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média é marcada por uma série de inovações técnicas, e consequentemente, uma expansão das áreas cultiváveis e da agricultura, o que gera uma maior produção de alimentos e maiores trocas comerciais.
História Geral. Depois do auge do sistema feudal, a Europa, a partir do século XI, observou uma série de transformações que marcaram a chamada Baixa Idade Média. ... Novas rotas terrestres e marítimas se instalaram chegando a integrar a Europa a outras regiões do Oriente.