EQST

O Que Um Caf?

O que é um caf?

CAF é a cirurgia de alta frequência. É um tipo de conização realizado com corrente elétrica. Serve para tratar patologias do colo uterino, principalmente as lesões de alto grau do colo uterino (NIC II e NIC III) provocadas pela infecção pelo HPV.

Quanto tempo leva para cicatrizar a CAF?

O pós operatório de CAF costuma ser tranquilo e indolor. Cerca de 10-14 dias pós procedimento pode haver retorno do sangramento, por poucos dias pouca quantidade. O tempo total de cicatrização é variável, mas em cerca de 30 dias o colo costuma já estar bem reepitelizado.

Quanto custa uma cirurgia de caf?

O valor do CAF pode variar de acordo com o Hospital escolhido para a realização do procedimento. Pela experiência que tenho com patologia do colo, o valor mínimo que deve conseguir incluindo todo o procedimento deve ser em torno de 4 mil reais.

O que é CAF no colo do útero?

A conização pode ser feita utilizando um bisturi (instrumento cirúrgico de corte) ou através de uma técnica chamada CAF (Cirurgia de Alta Frequência), na qual uma área doente pode ser retirada com o mínimo de dano ao órgão, utilizando um fio que conduz energia elétrica de baixa voltagem e alta frequência e que permite ...

O que é excisão tipo 3 do colo uterino?

Ezt significa excisão da zona de transformação. Tipo 1,2 ou 3 refere-se a profundidade e de que local será removida a lesão . A traquelectomia é uma amputação do colo do útero. Com a ezt tipo 3 voce retirará somente a parte doente do colo!!!!

O que significa crioterapia ou CAF?

A crioterapia e a cirurgia de alta frequencia (CAF) sao opçoes de tratamiento da NIC apropriadas e eficazes em meios tanto com muchos como com poucos recursos, porque requerem menos investimento financeiro em equipamento e manutenção e podem ser aprendidos em um curto espaço de tempo.

Quem tem NIC 3 pode engravidar?

O NIC 3, HPV e o tratamento cirúrgico não reduzem a sua fertilidade, não dificultam uma gravidez futura, não impedem um parto normal e não indicam uma cesárea. Converse com o seu médico. Agende a sua consulta.

Como é feito o rastreamento de câncer do colo do útero no Brasil?

Diretrizes do rastreamento O método de rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil é o exame citopatológico (exame de Papanicolaou), que deve ser oferecido às mulheres ou qualquer pessoa com colo do útero, com idade entre 25 e 64 anos e que já tiveram atividade sexual4.

Qual a rotina estabelecida pelo Ministério da Saúde para início do rastreamento do câncer de colo uterino?

A rotina recomendada para o rastreamento no Brasil é a repetição do exame Papanicolaou a cada três anos, após dois exames normais consecutivos realizados com um intervalo de um ano.

Quais são as técnicas para detectar o câncer?

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

Quais exames são importantes para avaliação do câncer de colo uterino?

Exames de Rastreamento para Câncer de Colo do Útero

  • Exame para HPV. ...
  • Exame de Papanicolaou. ...
  • Importante: Para que o resultado do exame de Papanicolaou seja o mais exato possível é preciso: ...
  • Diferença entre exame pélvico e exame de Papanicolaou. ...
  • Resultados do exame de Papanicolaou. ...
  • Negativo para lesão intraepitelial ou malignidade. ...
  • Anormalidades das células epiteliais.

Qual melhor exame para ver o útero?

Alguns exemplos de exames que podem ser solicitados na rotina ginecológica são:

  1. Ultrassonografia pélvica. ...
  2. Papanicolau. ...
  3. Rastreamento infeccioso. ...
  4. Colposcopia. ...
  5. Histerossalpingografia. ...
  6. Ressonância magnética. ...
  7. Laparoscopia diagnóstica. ...
  8. Ultrassonografia da mama.

Qual Exame de sangue detecta câncer no colo do útero?

Os principais exames de sangue realizados para diagnóstico do câncer de endométrio são: Hemograma completo. É um exame que mede as células vermelhas, células brancas e plaquetas.