Latossolos
Latossolos
De modo geral os tipos de solos presentes no mundo de dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico).
O Paraná, segundo maior produtor de soja do país, deve produzir 18 milhões de toneladas nesta safra.
As propriedades físicas, que determinam a capacidade de retenção de água e a textura, também distinguem a diversidade dos solos. O ideal para o cultivo de plantas é o solo fértil, rico em nutrientes como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.
As plantas que estão sendo bastante empregadas em solos arenosos são as gramíneas milheto, brachiaria e panicum, por conta do grande aporte de palhada e por terem um sistema radicular bem agressivo.
Os solos conforme sua consistência: Tem reduzido teor de cálcio e magnésio; alto teor de alumínio, ferro, manganês e boro; presença de toxinas orgânicas; pouco nitrogênio e fósforo. Será preciso correção de acidez, para tornar disponível os nutrientes para as plantas, dependendo do tipo de cultivo.
Se o aro ficou perfeito e não rachou, é argiloso. Nenhum tipo de terra é melhor do que outro, mas existem espécies de plantas que se adaptam melhor a cada meio. Cactos, suculentas, lavandas, roseiras e alecrins gostam de solo arenoso. Já begônias, calateias, alpíneas e grama-preta preferem o argiloso.
Utilize adubo verde para melhorar a vida do solo Além de menor custo de produção, esse tipo de adubo reduz o risco de intoxicação dos trabalhadores e dos alimentos e melhora a capacidade do solo de produzir sob determinadas condições de manejo. A adubação verde pode ser feita de duas maneiras.
litosfera
O local da implantação da horta deve ser plano, com disponibilidade de água e bem iluminado, o ideal é que fique exposto ao sol de quatro a cinco horas durante o dia. Para que a terra fique fofa, ela precisa ser revirada a cerca de 15 com de profundidade e precisa estar livre de pedras, mato e qualquer tipo de lixo.
Basta utilizarmos um regador ou a mangueira com baixa pressão bem próximo à terra, praticamente encostando no solo, assim como fazer uma rega moderada, sem encharcar. Então a chuva também ajuda nesta compactação? Sim!
Folhas de jornal Umedeça cinco folhas de jornal com bastante água e coloque em cima da terra no vaso ao redor da planta. As folhas de jornal protegem o solo do sol e ajudam a manter a terra úmida. Se tiver cascas de árvore ou pedras, coloque-as em cima do jornal. Isso ajuda a manter as folhas molhadas por mais tempo.
De forma geral, o preparo do solo pode ser feito da seguinte forma: 1/4 de terra comum de jardim, 1/4 de areia ou vermiculita e 2/4 de terra vegetal (composto orgânico). Outra opção é preparar o solo com duas partes de terra vegetal e uma parte de esterco.
Como preparar o solo para uma horta
O solo ideal para plantar tomates deve possuir pH entre 5,5 a 7, com boa drenagem. A camada superficial do solo deve estar sempre bem irrigada e não deve ficar encharcado para evitar a proliferação de doenças e demais pragas. Um solo fértil faz toda a diferença no desenvolvimento da planta.
Bicarbonato de sódio. É um bom truque e com ótimos resultados para conseguir tomates mais doces, especialmente se os produzir em vaso. Basta espalhar um pouco do bicarbonato à volta do pé do tomateiro. O bicarbonato é absorvido pela terra e reduz os níveis de acidez, o que torna o tomate mais doce.
Enxofre. O enxofre é importante para produtividade em geral do tomate. A aplicação de enxofre é exigida ao longo de toda a safra. Os solos são frequentemente deficientes em enxofre, e aplicações foliares podem ser mais eficientes do que a aplicação de fertilizante no solo.
Casca de ovo Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.
6 dicas para ter sucesso com seu tomateiro
Para preparar o próprio composto orgânico para adubar sua horta doméstica, pode-se usar as sobras de alimentos crus, resultantes do preparo das refeições, como restos de verduras não temperadas, folhas danificadas, cascas, frutos podres, alguns bagaços, borra de café, cascas de ovos, enfim, todo o lixo orgânico deve ...