O músculo serrátil anterior tem sua origem nas laterais das costelas superiores e sua inserção por toda a borda medial da escápula, recobrindo a lateral do tórax e fazendo parte dos músculos do tórax. Seu nome "serrátil" vem do fato de possuir contornos "serrilhados" ou em "dentes de serrote".
No corpo humano, a coifa dos rotadores/manguito rotador é uma unidade funcional anatômica localizada na extremidade superior. As suas funções relacionam-se com a articulação gleno-umeral, na qual os músculos do manguito funcionam como agonistas de movimentos e estabilização da articulação.
As causas de dor noturna são variadas. O mais frequente é haver um problema nos tendões ou um desgaste ósseo da articulação entre o úmero (o osso do braço) e a omoplata, a artrose. O ombro tem quatro tendões que nos auxiliam nos movimentos de rotação e de elevação do braço.
As dores nos ombros podem ser provocadas por bursite (inflamação do "amortecimento" (bursa) entre os ossos e o tecido mole sobrejacente) ou tendinite (desgaste do tendão que ocorre lentamente ao longo do tempo devido ao uso excessivo).
Comumente, a dor no ombro é quando os tendões são acometidos inicialmente por uma inflamação. Os tendões ficam inflamados ou danificados, configurando, assim, uma condição chamada de tendinite do manguito rotador. A dor no ombro por tendinite pode ocorrer por: Desgaste natural devido ao envelhecimento.