lâmpada incandescente
B&Q Energia
A lâmpada fluorescente analisada consome 15W e a de LED, 8,5W. Fazendo as contas do consumo de energia elétrica considerando as 120 horas ligadas por mês, o gasto mensal com energia elétrica pelo uso da fluorescente é de R$ 1,44 enquanto o da de LED é de R$ 0,82.
As lâmpadas de LED são muito mais eficientes do que as comuns pois produzem a mesma quantidade de luz (ou lúmem, para ser mais correto) utilizando bem menos energia. Além disso, a geração de calor durante esse processo é praticamente nula, o que ajuda na economia energética.
Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá. E para quem precisa de mais luz, com o mesmo formato do bulbo normal, existem as lâmpadas de LED de 14 ou 15 Watts, que rendem cerca de 1.
Para escolher corretamente, é preciso observar não só o número de Watts, mas também a quantidade de Lúmens que a lâmpada emite. Os Watts indicam o consumo da lâmpada, ou seja, o quanto ela “gasta” de energia, mas não indicam o quanto de luz ela emite.
Selo do Inmetro – Desde o dia 17 de janeiro de 2018, todas as lâmpadas led comercializadas no País precisam ter a certificação do Inmetro, que significa que o produto passou por testes e segue os padrões de segurança e quesitos técnicos determinados pelo órgão. Evite os produtos que não trazem este selo.
Spot de led embutido É muito utilizado em quartos, salas e cozinhas. Normalmente ele é embutido em sancas de gesso, mas também pode ser embutido em móveis de madeira, prateleiras e nichos. Esse ipo de iluminação pode deixar o ambiente ainda mais aconchegante, principalmente se combinado com a temperatura de cor quente.
Na sala de estar diversas luminárias podem ser dimensionadas e posicionadas de acordo com o layout do ambiente. Para a iluminação geral do local, o indicado é utilizar uma luz difusa que espalha e suaviza a intensidade por todo o ambiente. Trata-se de uma luz mais confortável, ideal para ambientes de maior permanência.
Sala de estar Pode-se usar uma automação ou um dimmer para controlar a intensidade da luz e apostar na iluminação indireta com o uso de abajures e luminárias de piso. Uma dica é nunca colocar pontos em cima do sofá, de poltronas ou pufes, pois pode incomodar as pessoas que sentarem logo abaixo daquele foco de luz.
Para dar mais sofisticação e funcionalidade ao cômodo, identifique locais onde é possível colocar:
Para que cada ponto de luz seja acionado independentemente, é preciso que existam 2 circuitos, e para isso é preciso mexer nas instalações elétricas que ligam o interruptor a cada ponto no teto.
Passo a passo
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção: