Faça os exercícios! Clique aqui para abrir o player de áudio. Sempre abrir....Distribuição de todos os elementos da Tabela Periódica.
4
O Carbono apresenta quatro elétrons em sua camada de valência, isso significa que ele pode formar quatro ligações, sendo assim pode se unir a outros átomos como: H, O, N, Cl.
Podemos determinar a camada de valência de um átomo utilizando o número de elétrons para realizar a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling. Na distribuição eletrônica do telúrio, temos que sua camada de valência é a quinta, pois é o nível mais distante do núcleo desse átomo.
Camada de valência é a camada (ou nível) mais externa (mais distante do núcleo) de um átomo, ou seja, aquela que está mais distante do núcleo. Assim sendo, ela apresenta os chamados elétrons mais externos ou elétrons de valência.
A camada de valência é a última camada de distribuição eletrônica. O Diagrama de Pauling estabelece que os átomos podem possuir sete camadas de distribuição atômica. Estas camadas são denominadas K, L, M, N, O, P e Q. Cada uma destas camadas possuem um número máximo de elétrons.
A valência de um elemento químico indica a quantidade de ligações químicas que ele realiza para ficar estável.
Já o elemento Iodo é um ametal (íon negativo) da família VIIA (Halogênio) que apresenta sete elétrons na camada de valência.
Os átomos doadores de elétrons têm na sua camada de valência um, dois ou três elétrons e são enquadrados como metais, com exceção dos átomos de Hidrogênio (H) e Hélio (H). Ao contrário, os átomos receptores de elétrons, chamados de não-metais, possuem quatro, cinco, seis ou sete elétrons na sua camada de valência./span>
Química. As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente.
Com auxílio de uma tabela periódica, pode-se concluir que o cloro é um halogênio do grupo 3 e possui 17 elétrons na camada de valência. Fazendo a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling, teremos o seguinte: 1s22s2 2p63s2 3p5. Questão 2 - Sobre o átomo de cloro, analise as seguintes afirmativas.
A camada de valência do flúor é a L, e possui 7 elétrons./span>
O hidrogênio representa menos de 1 por cento da crosta terrestre, mas é um componente de toda a água na Terra. Também é um dos gases que compõem a atmosfera. Há hidrogênio em todos os tecidos das plantas e dos animais, e no petróleo e carvão. O hidrogênio é também encontrado na maioria das estrelas, incluindo o Sol.
Ela ocorre principalmente em água e na maior parte dos compostos orgânicos e é usado na produção de amoníaco e de outros produtos químicos, na hidrogenação de gorduras e óleos, e na soldagem. O Gás Hidrogênio (H2) é explorado para uso em motores a combustão e em células de combustível./span>
Onde se encontra o nitrogênio O nitrogênio encontrado em seres vivos está unido a outros elementos, em combinações chamadas compostos. Outros compostos de nitrogênio são encontrados na atmosfera, na água da chuva, no solo e no mar.
Formas em que o hidrogênio é encontrado na natureza Faz parte da composição química de diversas substâncias orgânicas (proteínas, carboidratos, vitaminas, lipídios etc.) e inorgânicas (ácidos, bases, sais e hidretos); No ar atmosférico em sua forma molecular, a partir de ligação covalente entre dois átomos (H2).
A produção do hidrogênio se dá normalmente pela extração de combustíveis fósseis através de um processo químico. O hidrogênio também pode ser extraído da água via produção biológica, através de um biorreator de algas ou usando eletricidade (eletrólise), calor (termólise), ou ainda quimicamente (reação redox).
Grande parte das tabelas periódicas posiciona o Hidrogênio na família IA (metais alcalinos), em virtude da semelhança em relação ao subnível mais energético do grupo, que é o s1.
1766
Henry Cavendish
Quando produzido de fontes e tecnologias renováveis, como hidráulica, solar ou eólica, o hidrogênio torna-se um combustível renovável. Pode também ser gerado da gaseificação do bagaço da cana-de-açúcar, ou de fontes fósseis, como o gás natural, a nafta e outros hidrocarbonetos.