Confira os principais sintomas identificados: Dor que começa na nuca e se irradia para região supraescapular, interescapular e couro cabeludo. Sensação de peso nos ombros e parte alta das costas. Às vezes, acompanhada de ardência. Formigamento para ombros e braços.
Cervicalgia é a dor localizada na parte posterior e lateral do pescoço que acomete grande parte da população. A coluna vertebral é dividida em cervical, torácica, lombar, sacral e cóccix. Na região do pescoço situa-se a porção cervical que é o segmento mais móvel de toda a coluna vertebral.
RESUMO: A cervicalgia pode ser decorrente de condições sistêmicas, ou de anormalidades viscerais, músculo-esqueléticas ou neurológicas envolvendo a região cervical. Muitas vezes, entretanto, os exames laboratoriais, eletrofisiológicos e de imagem não identificam precisamente sua origem.
Entre as causas da cervicalgia estão a estenose cervical, que comprime áreas onde estão estruturas nervosas, causando dores, formigamento e fraqueza; e hérnia de disco. Dorsalgia é a dor nas costas na região do tórax.
Pode ser definida como a dor localizada na região do pescoço, especialmente na parte posterior (nuca), podendo ser uma contratura muscular, torcicolo, hérnia de disco ou até mesmo artrose. Alguns dos fatores que mais contribuem para a cervicalgia são os hábitos de vida das pessoas.
Causas da cervicalgia
O que fazer para acabar com a dor no pescoço e no ombro?
A dor no ombro e pescoço é uma queixa muito frequente, geralmente em pessoas que passam muitas horas à secretária, a trabalhar em frente ao computador. Resulta geralmente de contratura muscular do trapézio ou rombóides, provocada por tensão laboral ou má postura.