Significado de Videira substantivo feminino Planta cultivada por produzir uvas; parreira. [Botânica] Designação comum atribuída às espécies do gênero Vitis, pertencentes à família das vitáceas cujos frutos (uvas) fermentados dão origem ao vinho ou são usados com outros propósitos; vide, vinha.
adjetivo Que chama atenção pelo aspecto incomum, pela beleza, pelo brilho ou pelas cores: animal vistoso. Que é agradável de se ver; que acaba por agradar a vista. Que expressa muito luxo, ostentação e pompa; majestoso: apartamento vistoso.
Significado de Lamentar verbo transitivo direto Preocupar-se com; sentir aflição; lastimar-se por qualquer acontecimento negativo: lamentava os problemas da sua vida. Etimologia (origem da palavra lamentar). Do latim lamentare.
verbo intransitivo Dar suspiros. Poética Soprar brandamente, sussurrar, murmurar: suspira docemente a aragem. verbo transitivo Desejar, ter saudades: suspirar pela pátria distante. Cantar com ternura e melancolia: suspirou uma terna canção.
De acordo com o especialista, suspiramos em intervalos regulares. Mas porquê? Porque as alvéolas dos pulmões – responsáveis pelo oxigenação do sangue – de vez em quando colapsam e quando isso acontece suspiramos para conseguir o ar extra necessário para os voltar a encher de ar.
O objetivo é inflar os alvéolos, mas quais circuitos cerebrais estariam envolvidos no processo permanecia um mistério – até agora. “Suspirar é vital para manter os pulmões funcionando”, declarou um dos autores da pesquisa, o Dr. Jack Feldman. Há poucos anos, o Dr.
O cérebro, órgão responsável por controlar a respiração, sabe quanto oxigênio precisamos para o corpo funcionar. Essa espécie de piloto-automático natural tem muito a ver com a forma de funcionamento da nossa respiração. Quando inalamos o ar, nossos pulmões absorvem o oxigênio necessário para produzir energia.
O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.
Estes sintomas ocorrem porque o cérebro produz ainda mais dopamina quando alguém está apaixonado. O cérebro também produz mais da norepinefrina química quando estamos apaixonados, acelerando o coração quando estamos nervosos.
Ao respirarmos profundamente, o corpo entende que não há perigo e pode relaxar, liberando substâncias calmantes no cérebro e no corpo. Os músculos ficam menos tensos, os batimentos cardíacos desaceleram e somos invadidos por uma sensação interna de paz.
Alguns desses benefícios são:
Sendo assim, respirar profundamente combate a sobrecarga do coração, relaxa os músculo cardíacos e reduz a pressão arterial (graças ao menor volume de sangue nos vasos), além de favorecer o metabolismo celular.