Os sistemas de drenagem urbana são classificados em separado ou combinado. Os sistemas mistos ou combinados usam um mesmo conduto para o água pluvial e esgotamento sanitário enquanto que os sistemas separados têm uma rede de condutos para as águas pluviais e outra para o esgoto.
Quatro bacias hidrográficas principais cobrem mais de 80% da superfície do território brasileiro: Amazônica, Tocantins, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e São Francisco.
Bacias hidrográficas do Brasil
O garimpo, a mineração, a irrigação e a poluição hídrica ameaçam a qualidade dos rios dessa região. Com 967.
Bacias hidrográficas do Brasil
Existem três tipos de rios: os efêmeros, os rios intermitentes ou temporários e os rios perenes. Os rios efêmeros existem somente quando fortes chuvas acontecem, que são as chamadas torrentes. Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano.
Existem três tipos de regime de rios, sendo eles o Pluvial, onde a água enche o rio com as chuvas; o regime térmico/rival, em função de geleiras derretidas; e o regime misto, uma mistura de ambos.
Tipos de drenagem
Rios de Planície: os rios de planície são muito utilizados para a navegação posto que não apresentam desníveis em seu curso de água, nascendo e desembocando em locais planos e relativamente baixos.
Rio de planalto são rios caracterizado pela nascente em regiões altas, com algumas ou várias quedas d'água, que causam uma maior velocidade na corrida do rio. É o tipo de rio indicado para a produção de energia hidrelétrica. Rio de planície são rios caracterizado por ter uma velocidade de corrida menor, mais uniforme.