Todo tecido tem lado e direção, e saber identificá-los é essencial para garantir precisão no corte. O lado direito é o que deve ficar para fora quando a roupa for costurada, enquanto o lado avesso fica para dentro.
Por trama – são tecidos de malha obtidos a partir do entrelaçamento de um único fio, podendo resultar num tecido aberto ou circular. Por urdume – são tecidos de malha obtidos a partir de um ou mais conjuntos de fios, colocados lado a lado, à semelhança dos fios de urdume da tecelagem plana.
Para cortar um tecido, verifique a localização das ourelas. Dobre ourela com ourela se o molde for tomar toda a largura do tecido. Se a peça a ser cortada não utilizar muito tecido, dobre apenas o suficiente, mas deixe a ourela exatamente paralela à dobra do tecido.
Depois de seco, passe o ferro para que o tecido fique bem lisinho.
Usando a tesoura apropriada para cortar tecido, você irá cortar as 3 camadas juntas ao redor do molde. A tesoura deve estar rente e apoiada na mesa. Repare que a tesoura tem uma anatomia e portanto um lado correto para encaixar os dedos e efetuar o corte.
Corte um retângulo de tecido, passe a ferro as pontas e depois dobre ao meio, passando também. Agora, passe as pontas para dentro. Em seguida, dobre ao meio novamente, prenda e costure ao redor. Logo após, para finalizar a sua peça, dobre a tira ao meio, posicione uma ponta de cada lado da cortina e costure.
Muito utilizado para compor véus de noivas, cortinas e mosquiteiros devido a sua fluidez, o voal também é um grande aliado dos apreciadores do mundo fitness. Isso porque o tecido pode se transformar em um excelente filtro para sucos verdes e detox, mais conhecido como saquinho de voal ou coador de voal.
Tecido Voil
Qual o melhor tecido para cortina?
Tabela Comparação das Melhores Cortinas
O Oxford é um tecido clássico, de fibras finas, comumente utilizado na confecção de roupas, mas também categorizado como um tecido ideal para festas. ... Por sua estética elegante, também é comum na decoração de painéis, cortinas e sousplats, o que justifica ser considerado um tecido próprio para festas.
Multiplique a largura do varão ou trilho pelo fator de franzimento. Exemplo: Cortina no varão que vai cobrir uma parede de largura 3,50m (tamanho do varão) usando um tecido de 3 ou 2,80m de largura. Se for tecido leve, para uma cortina com franzimento padrão: 3,50m x 2.
- O ideal é que a largura da cortina seja duas vezes o tamanho da janela. Por exemplo: Se a largura da janela for de 1,5 metros, para ter uma cortina com franzimento e gomos definidos, o correto é uma cortina com 3 metros de largura.
As cortinas de voil branco são as mais tradicionais e pela neutralidade, acabam sendo as preferidas também. Mas saiba que existem tecidos de voil em outras cores, como o bege, azul e rosa. O voil ainda pode ser encontrado em versões estampadas e vazadas, como se fosse uma renda.
5 dicas para você acertar na cortina para sala
Como combinar a cortina na sala de estar Entre as principais dicas, está combiná-la com a cor das almofadas e do tapete, criando uma sincronia interessante e criativa no espaço. Além disso, a combinação com o sofá também pode ser interessante.
2) As cortinas longas devem ser usadas até o chão, isso garante um visual mais elegante e imponente, além disso, alonga o pé direito e dá sensação de amplitude ao local. Só fique atento a um detalhe: Evite usar mais do que 4cm de tecido arrastando no chão, pois pode acumular poeira e dificultar a circulação no local.
Há duas regras básicas quando se trata do comprimento das cortinas:
Se o seu pé direito for alto, coloque o varão na distância do meio entre a parte superior da janela e o teto. Isso trará uma sensação de maior amplitude no ambiente. Agora, se o pé direito não for muito alto, tente colocar o varão a pelo menos 20cm da parte superior da janela.
A altura da cortina deve ser levada em conta os seguintes detalhes: O ideal é que se coloque o varão entre a janela e o teto, exatamente no meio. A cortina deve ficar bem rente ao piso mas sem encostar, porém não deixe um espaço grande entre o piso e a cortina, faça a regulagem pela altura do varão.
A cortina deve estar pelo menos na metade do espaço entre o topo da janela e o teto. O ideal é ficar de 5 a 10 centímetros da moldura ou do teto. Ela deve ir até o chão caso não haja nenhum móvel embaixo.
voil
Pra medir, use uma fita métrica pra verificar a altura do chão até o varão ou trilho. O pé direito das casas é geralmente de 2,60 ou 3m. O ideal é que a cortina fique pelo menos 10 centímetros mais curta que isso, tá? Então, se o pé direito for de 3m, invista numa de 2,80m de altura.
Terminal de Trilho para cortina (para trilho convencional) É só você dar uns pontinhos com agulha e Linha fixando sua cortina no terminal, assim ela só abrirá em um único sentido. É ideal para portas e janelas com aberturas centrais.
Coloque todos os deslizantes na canaleta do trilho, antes certifique-se que as partes da cortina estejam na posição correta, pois os terminais para travar o tecido devem ficar nas extremidades da cortina. Agora é desfrutar da beleza e praticidade de ter uma cortina T-curtains Wave.
Passo a passo de como instalar cortina com bandô
O trilho suíço para cortina é uma espécie de varão com funcionamento exclusivo por meio de deslizantes e roldanas, ao invés de argolas, operando de modo mais eficiente e silencioso. A cortina é aberta e fechada horizontalmente, porém alguns modelos, como a romana, podem recolher-se verticalmente.
trilhos para cortina
Largura: 2,00 METROS - R$ 39,96. 3,00 METROS - R$ 59,94....Simulador de Frete.
O gesso ou drywall sozinho não aguenta, especialmente se considerarmos o tamanho da cortina. O ideal é fazer um retorço em madeira interno no forro, para, então, fixar o trilho no gesso com parafusos.