Pericárdio: a membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentação para contrações vigorosas e rápidas. O pericárdio consiste em duas partes principais: pericárdio fibroso e pericárdio seroso.
O coração é um grande órgão muscular do sistema cardiovascular que é constituído de quatro diferentes camadas, que são, de fora para dentro: o pericárdio, o epicárdio, o miocárdio.
O coração humano é um órgão muscular oco que representa a parte central do sistema circulatório. Ele mede cerca de 12 cm de comprimento e 9 cm de largura. Pesa, em média, de 250 a 300 g nos adultos. O coração humano localiza-se na parte central da caixa torácica, pouco inclinado para a esquerda.
A configuração anatômica do sistema circulatório humano apresenta, por analogia com os circuitos elétricos, estruturas posicionadas em série e em paralelo, o que permite a identificação de resistências vasculares contrárias ao fluxo sanguíneo.
adjetivo Referente ou próprio da anatomia, da ciência que se dedica ao estudo da organização estrutural dos seres vivos (morfologia interna).
As paredes do coração são constituídas por três camadas distintas, sendo a camada mais externa o epicárdio. A camada média espessa é o miocárdio, constituído por tecido muscular cardíaco que se contrai causando compressão nas câmaras cardíacas e, consequentemente, ejeção de sangue.
O epicárdio é a porção mais resistente do saco cardíaco, protegendo o coração contra impactos e contra o meio externo da cavidade torácica. O epicárdio pode sofrer com algumas doenças, como o acumulo de líquidos e outros exsudatos, como o pus. Espero ter ajudado!
As veias resultam da convergência de vasos capilares e se tornam de maior calibre à medida que chegam próximo ao coração. Diferentemente das artérias, a túnica média das veias apresenta músculos e fibras elásticas em menor quantidade, e a pressão sanguínea nesses vasos é baixa.