"Os vegetais são essenciais para a saúde. Eles são fontes de vitaminas, minerais e fibras, alcalinizam e fortalecem o sangue e facilitam a digestão", lista. "Brócolis, por exemplo, é um vegetal riquíssimo em vitaminas e minerais que ajudam na saúde dos ossos, como cálcio e manganês.
Os vegetais são uma excelente fonte de fibra, o que é bom para a digestão saudável. Eles também ajudam na redução de seu colesterol. Comer vegetais irá mantê-lo saciado, ajudando-o a reduzir a sua vontade de comer “besteira” fora de hora. Automaticamente isso irá, por sua vez, ajudá-lo na perda de peso.
Os alimentos de origem mineral ricos em cálcio são: leite, iogurte, queijos, peixes, gema do ovo, hortaliças verdes, gergelim e feijão.
Os minerais são substâncias que estão presentes em nosso corpo, em alimentos e também em muitos produtos de beleza.
Fontes de vitaminas e minerais são fundamentais para boa saúde
Encontramos sais minerais na água, nas frutas, nos legumes, nas verduras, nos frutos do mar, no leite e em diversos outros alimentos. Os íons sódio e o potássio, regulam a quantidade de água no organismo, além de atuar nas funções do sistema nervoso e na contração muscular.
Na tabela abaixo estão listados os seguintes sais minerais: fósforo, ferro, magnésio, sódio, iodo, cálcio, flúor, potássio, zinco, selênio, manganês, cobre, enxofre, cromo, além de suas funções principais e as fontes alimentares onde são encontrados. ...
Os sais minerais são substâncias relacionadas com as mais variadas atividades do organismo, sendo que uma dieta saudável é fundamental para manter seus níveis adequados. Os sais minerais são substâncias inorgânicas essenciais para o funcionamento adequado do nosso organismo.
Juntamente com o potássio, regula o equilíbrio hídrico do organismo. Influencia a condução dos impulsos nervosos, contrações musculares e pressão arterial. Carência: câimbras, desidratação, tonturas e hipotensão arterial. Excesso: pressão alta, ataque cardíaco, aumento da perda de cálcio.
Estudo premiado pela Sociedade Brasileira de Toxicologia revela que o manganês, elemento essencial ao metabolismo humano, pode levar a quadros de neurotoxicidade e estar associado a doenças como Parkinson e Alzheimer.
O excesso de sódio no organismo pode causar cefaleia, hipertensão, parada respiratória, delírio, eritema da pele e outros distúrbios fisiológicos. A falta de sódio no organismo pode causar letargia, fraqueza, convulsões, dores de cabeça, anorexia e dificuldades de memorização.
Porém, é preciso ter cuidado antes de tacar o saleiro na comida, uma vez que o sal pode aumentar o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares. Os cientistas já comprovaram que populações que comem muito sal correm mais riscos de pressão alta, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e insuficiência renal.