O TSA é o teste mais comum para se avaliar a flexibilidade dos isquiotibiais e está presente em muitas baterias de testes que visam avaliar desempenho atlético e aptidão física relacionada à saúde.
Um dos métodos mais aplicados em avaliação da aptidão física em flexibilidade é o teste de "sentar e alcançar"....Testes de flexibilidade
Ambas afirmações são verdadeiras. São instrumentos/métodos comumente utilizados para medir a flexibilidade, EXCETO: Paquímetro. A potência tem relação direta com a força e a velocidade. Assim, são estratégias eficientes para o treinamento de potência, EXCETO: A utilização de cargas próximas a 1RM.
Na avaliação, faz-se um questionário ao aluno, com perguntas ligadas ao histórico familiar, rotina, experiências, objetivos e lesões anteriores. Depois, é feita a chamada bioimpedância, que, de uma vez só, mede altura, peso, percentual de gordura, massa muscular, quantidade de água e metabolismo basal.
Outra boa dica é comer somente alimentos leves. Também não pratique exercícios físicos de alta intensidade na véspera da avaliação e não se exercite no dia. O melhor é guardar a energia pra ter o melhor resultado!
As recomendações são de roupas folgadas e que não atrapalhe as aferições como por exemplo para as meninas se pode utilizar biquíni ou mesmo um short folgado e um top, já para os homens se pode utilizar sunga ou mesmo um short folgado para que se possa realizar as medições.
Evitar alimentos, tabaco, álcool e cafeína 3h antes da avaliação ou teste; Evitar exercícios ou atividade física extenuante no dia da avaliação; Ter dormido de 6-8 h na noite anterior à avaliação.
- A avaliação física tem como objetivo diagnosticar os pontos fortes e fracos do paciente, além de verificar o condicionamento físico que irá proporcionar informações importantes para a criação de programas de treinamentos adequados - destaca João Pinheiro.