Propriedade Estatal e Democracia.
Suas principais características são soberania popular; da democracia representativa e participativa; um Estado Constitucional, ou seja, que possui uma constituição que emanou da vontade do povo; e um sistema de garantia dos direitos humanos.
"na doutrina liberal, Estado de direito significa não só subordinação dos poderes públicos de qualquer grau às leis gerais do país, limite que é puramente formal, mas também subordinação das leis ao limite material do reconhecimento de alguns direitos fundamentais considerados constitucionalmente, e portanto em linha ...
O Estado liberal teve seu surgimento após a Revolução Francesa, cujo período foi incentivado por ideias liberalistas inspiradas pelas obras de John Locke. De acordo com o filósofo inglês, os indivíduos nasciam com o direito natural à vida, além de direito à liberdade e à propriedade privada.
- O governo não intervirá nas relações privadas. - O poder é limitado por uma Constituição escrita. -O poder regula-se pela tripartição dos poderes e pelas declarações de direitos humanos. -A lei expressa a vontade da maioria – contra injustiças.
Os liberais procuraram e estabeleceram uma ordem constitucional que valorizava liberdades individuais importantes, como liberdade de expressão e liberdade de associação; um judiciário independente e um julgamento público por júri; assim como a abolição dos privilégios aristocráticos.