Os anelídeos e os artropodes são protostomios, já os equinodermatas são deuterostomios. A formação embrionária é um forte indicativo de que os anelídeos são o grupo mais próximos dos artropodes do que os equinodermos.
Os anelídeos também, em sua maioria, apresentam cerdas de quitina que podem ser rígidas e curtas ao longo do corpo que auxiliam os animais terrestres na fixação ao substrato ou longas que auxiliam os animais aquáticos na natação.
São pequenos filamentos que auxiliam na locomoção das minhocas.
As cerdas são estruturas quitinosas que auxiliam no deslocamento dos anelídeos.
Sistema excretor do anelídeos: A excreção dos anelídeos é realizada através de nefrídeos ou metanefrídeos presentes em pares em cada segmento. Eles estão associados ao sistema circulatório, filtrando a hemolinfa e eliminado compostos nitrogenados através de pequenos poros que desmbocam para fora do corpo do animal.
O sistema excretor dos anelídeos é formado por um par de nefrídeos por segmento. Na maioria dos anelídeos, como as minhocas, observa-se a presença de metanefrídeos, estruturas que coletam o líquido diretamente do celoma do animal.
Verificado por especialistas As minhocas, pertencem ao grupo dos anelídeos. São animais subterrâneios e se alimentam basicamente de vegetais. Esse animais excretam o húmus, resultante da decomposição de matéria orgânica digerida por esse anelídeo. Possui uma cor escura e seu odor assemelha-se ao de solo de mato.
(URCA) Quais os órgãos excretores da maioria das espécies de anelídeos? a) Protonefrídeos. b) Metanefrídeos. c) Células-flama....
A metameria presente nos anelídeos, também chamada de segmentação corporal, consiste na organização dos corpos em uma série de segmentos, denominados de metâmeros. A vantagem da metameria consiste na capacidade de movimentação de cada metâmero de uma maneira distinta.
Os poliquetas são vermes segmentados pertencentes ao filo Annelida e compreendem um dos grupos mais diversos da macrofauna bêntica. São animais exclusivamente marinhos e a grande maioria das espécies é bentônica, isto é, vivem associados ao sedimento.
Os anelídeos possuem corpo alongado, geralmente cilíndrico e, o mais importante: segmentado, também chamado de corpo metamerizado, que nada mais é que um corpo organizado em segmentos chamados de metâmeros ou anéis. Os metâmeros são muito semelhantes dentro de um mesmo organismo, com exceção das extremidades.
Metameria, em zoologia, é sinônimo de segmentação corporal. Está presente nos filos Annelida, Arthropoda e Chordata, e consiste na organização do corpo em segmentos (iguais ou semelhantes), que se repetem ao longo do seu comprimento, no eixo ântero-posterior. Esses segmentos também podem ser chamados de metâmeros.
Um animal que tem o corpo segmentado significa dizer que seu corpo tem uma série de divisões longitudinais distribuídas em si de forma repetitiva que origina compartimentos internos no celoma, sendo estes compartimentos separados por septos (parecem anéis ao redor do corpo).
Em sentido estrito, um metâmero é uma porção do corpo que contém todas as partes orgânicas essenciais. Em sentido lato é cada um dos segmentos semelhantes em que se divide o corpo de um animal. ... As centopeias e as minhocas são exemplos de animais com metamerização residual nas estruturas associadas à coluna vertebral.
Os artrópodes compreendem um filo muito diversificado. Eles são caracterizados pelo corpo segmentado e presença de exoesqueleto de quitina.
Entre as principais funções do celoma estão o transporte e a excreção de substâncias, o alojamento dos órgãos internos e a manutenção da forma do animal através da pressão dos fluídos celomáticos contra a parede do corpo. Existe uma grande diversidade de espécies de anelídeos marinhos, de água doce e terrestres.
Constituem, no entanto, um grupo extremamente importante. Os anelídeos têm um papel ecológico vital. ... Por seu turno, os anelídeos terrestres (oligoquetas) revolvem o solo, arejando-o, enriquecendo-o com nutrientes, contribuindo assim para tornar a Terra mais verde e florida.