O valor nutritivo do alimento é definido como uma medida de sua capacidade em sustentar grupos de atividades metabólicas inerentes ao organismo animal (BLAXTER, 1956).
Extrativo não nitrogenado (ENN): Representa “teoricamente” os carboidratos não estruturais e de mais fácil digestão, como os açúcares, o amido e a pectina. É obtido subtraindo-se de 100 a soma de PB, FB, EE e MM (expressos em porcentagem de MS), então: ENN = 100 – (PB+FB+EE+MM).
O NIDN consiste na análise de N do resíduo da FDN. ... Normalmente, o valor de NIDA é expresso como porcentagem da proteína bruta ou porcentagem da MS, mas, por vezes, é expresso em porcentagem de N com base no FDA, pois esse é o resultado direto da análise.
O Extrato Etéreo (EE) ou gordura bruta compreende a fração do alimento que é insolúvel em água, mas solúvel em solventes orgânicos. (ex. éter). São mais conhecidos como as "gorduras" de uma ração, tendo a mesma função dos carboidratos: fornecer energia para todas as atividades metabólicas dos organismos que a consomem.
A avaliação da qualidade nutricional dos alimentos é determinada pela análise de sua composição quími- ca. ... A determinação de lipídeos em alimentos também é denominada determinação de extrato etéreo e é fundamentada no método de extração com solventes orgânicos (INSTITUTO ADOLFO LUTZ, 2008).
Matéria fibrosa (MF) ou Fibra bruta (FB): quantidade máxima de fibra presente no alimento. As fibras tem origem vegetal e não são metabolizadas pelo sistema digestivo do cachorro, embora auxiliem todo o processo de digestão.
fórmula: ENN (%) = 100 – (PB + EEA + FB + MM). (FDT): CDE = 96,6-(0,95 x porcentagem da FDT na matéria seca). Onde: PB = proteína bruta; EEA = extrato etéreo em hidrólise ácida; FB = fibra bruta; MM = matéria mineral. Exemplo: Considere um alimento com 10% umidade, 24% PB, 12% EEA, 8% MM e 3% FB.
A energia metabolizável aparente (EMA) consiste na diferença entre energia consumida e energia da excreta, sem levar em consideração que parte da energia da excreta é proveniente de material endógeno.
Para saber quantas calorias possui um alimento deve-se multiplicar a quantidade de carboidrato por 4, as gramas de proteína por 4 também e o total de gordura por 9. Por exemplo: Quantas calorias tem uma barra de chocolate com 100 g?
A energia líquida de um alimento ou dieta é a parte da energia do alimento disponível para mantença corporal e produção.
A energia metabolizável para mantença (EMm) é definida como a taxa de produção de calor de um animal mantido em um ambiente termoneutro quando a taxa de consumo de energia metabolizável é exatamente o saldo da taxa de perda de calor (LAWRENCE & FOWLER, 1997).
A energia é um atributo do alimento relacionado com o potencial que este tem de gerar trabalho. Os trabalhos que devem ser realizados para manu- tenção da vida animal seriam, basicamente, a manutenção dos gradientes eletroquímicos das membranas, manutenção da pressão-volume e a síntese de macromoléculas.
O milho concentra ainda vitaminas do complexo B, como a B1, que é essencial para o bom humor, além de minerais, a exemplo de magnésio, potássio, fósforo e cobre, que participam de várias funções no organismo — incluindo o controle da pressão arterial.