O filme “Quase Deuses” narra a história real de Vivien, falecido em 1985 e toca em pontos como preconceito, honra, amizade, superação e o conhecimento científico - acadêmico – versus o conhecimento empírico – prático.
Essa síndrome também é conhecida como Tetralogia de Fallot, onde o coração da criança possui um defeito que acarreta grande dificuldade de oxigenação do sangue, com isso o bebê adquire uma cor arroxeada (cianose) e sofre de falta de ar.
Eleé demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar. A Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de 7 anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu.
Vivien Thomas, um negro na década de 30, é contratado como faxineiro mas acaba ajudando o Dr. Alfred Blalock em uma investigação médica. O problema é que o racismo não permite a entrada de Thomas na universidade, mas como ele é indispensável para o êxito do projeto, sua entrada é permitida contanto que somente Blalock receba as honras.
Quase Deuses (2004) | Assista online | HBO Brasil.
Quase Deuses- Resenha O filme, narra a história de um jovem americano, residente na cidade de Nashville nos EUA. O drama passa-se na década de 30, cuja época os EUA enfrentava a grande depressão, que causou uma crise econômica no país.
Disponível no Netflix. Quase Deuses (2004): após ser demitido, o marceneiro Vivien Thomas consegue um emprego como faxineiro de um hospital. Lá, ele conhece o Dr. ... Também baseado em uma história real, o filme fala sobre a vida de Vivien Thomas e Alfred Blalock, em sua busca por métodos mais eficientes para salvar vidas.
Análise do filme Quase Deuses: dos métodos científicos ao senso comum e sua subjetividade. Existem diversos tipos de conhecimento, como o científico, a arte, a religião e o senso comum. ... Em contra partida, existe o conhecimento científico ou ciência que é dotado de complexidade e visto como um privilégio.
O filme a grosso modo é informativo, mas sua entrelinha subjetiva uma lição de humanidade, perseverança, superação, luta contra o preconceito racial e quebra das idéias formadas, seja cientifica ou religiosa.
2)CITE E DESCREVA E ANALISE, TRÊS VIOLAÇÕES ÉTICAS APRESENTADAS NO FILME: RACISMO: A IGNORÂNCIA, O PRECONCEITO RACIAL E O CONFLITO RACIAL ESTÃO IMPLÍCITOS NO FILME , PODENDO TER CASTRADO BONS PROFISSIONAIS QUE FARIAM DIFERENÇA, CASO TIVESSEM TIDO UMA CHANCE.
2 – Quais são as qualidades indispensáveis de um cientista? Quais podem ser observadas no filme? Esforço, dedicação, estudo e aprimoramento. Vivian era esforçado, sempre em busca de coisas novas, tendo cautela em minuciosos detalhes fez com que alcançasse com a teoria o conhecimento.
O primeiro caso de intervenção cirúrgica no coração é atribuído a Ludwing Rehn, que, em setembro de 1896, suturou com sucesso um ferimento cardíaco. O paciente era um rapaz de 20 anos com uma laceração de 1,5 cm na face anterior do coração, que foi corrigida com três pontos separados de seda.
Em 3 de dezembro de 1967, o cirurgião sul-africano Christiaan Barnard fazia o primeiro transplante de coração humano. O paciente só sobreviveu 18 dias, morrendo de infecção. O coração de uma pessoa morta palpitou pela primeira vez no peito de outro ser humano às 5h25 de 3 de dezembro de 1967, na África do Sul.
Historiadores e pesquisadores da área afirmam que a história da cirurgia começou muitos anos antes de Cristo. Graças aos relatos de trepanação, este foi considerado o primeiro procedimento cirúrgico em 6500 a.C. Esse método era utilizado para curar doenças mentais, dores de cabeça e ataques epiléticos.
Morre criador da cirurgia de ponte de safena O cirurgião argentino René Favaloro, criador da cirurgia de ponte de safena (revascularização), morreu no sábado (29)na Argentina, aos 77 anos.
"Essa ainda é uma decisão que deve ser tomada após uma conversa entre médicos e pacientes", disse Douglas Weaver, lembrando que o tempo de recuperação da ponte de safena, cirurgia de cinco horas e anestesia geral, é de pelo menos um mês, enquanto a da angioplastia chega a ser de apenas três dias.
Assim, a chamada cirurgia de ponte de safena consiste na colocação de pontes (bypass) feitas de enxertos de artéria ou veia. Esses enxertos são suturados na aorta e nas coronárias, ultrapassando as lesões. Assim, cria-se um novo caminho para a irrigação sanguínea do músculo cardíaco.