São exemplos de animais herbívoros: abelha, arara-azul, ararinha-azul, borboleta, cavalo, coala, coelho, cupim, elefante, grilo, gafanhoto, girafa, hipopótamo, lagarta, ovelha, panda, vaca e zebra.
Os animais herbívoros têm por característica o consumo direto de seres autótrofos. Estes seres, por sua vez, são aqueles que produzem seu próprio alimento. Os seres autótrofos podem ser plantas, algas e alguns tipos de bactérias.
Herbívoro tende a ter uma dieta especialmente voltada a plantas e derivados de vegetais, frutas e etc. Já os carnívoros tendem a comer especialmente carnes, isso é, outros animais. O onívoro é a combinação entre os dois, podemos dizer que o homem é onívoro.
Animais carnívoros, tal como o nome indica, são aqueles indivíduos que se alimentam predominantemente de carne. ... Assim, animais como leões e hienas e algumas espécies de formigas preferem se unir para capturarem um alimento maior e sem correrem grandes riscos de vida (ou de voltarem da caça sem alimento).
Quanto ao tipo de alimentação, os animais podem ser classificados como carnívoros, herbívoros e onívoros. Carnívoros => são os animais que comem carne. Exemplo: leão, jacaré, etc. Herbívoros => são os animais que comem plantas.
Esquilo. O esquilo é um mamífero que tem como característica seu hábito de comer sementes como nozes, avelã e frutas segurando pelas mãos e roendo até o final. Além desses alimentos, o esquilo também complementa sua dieta com pequenos animais, por isso é considerado um onívoro.
Os animais carnívoros alimentam-se de carne de outros animais (lobo, leão, raposa…). Os animais herbívoros alimentam-se de plantas (cabras, vacas, burros, coelhos…). Os animais granívoros alimentam-se de grãos (galinhas, pombas, rolas, papagaios, piriquitos, canários…).
PODEMOS CLASSIFICAR OS ANIMAIS DE ACORDO COM O AMBIENTE EM QUE ELES VIVEM E A SUA FORMA DE LOCOMOÇÃO. OS ANIMAIS QUE VIVEM EM TERRA FIRME SÃO CHAMADOS DE TERRESTRES. ELES SE LOCOMOVEM ANDANDO, CORRENDO, SALTANDO, RASTEJANDO OU VOANDO. OS ANIMAIS QUE VIVEM NAS ÁGUAS DOS RIOS, LAGOS E MARES SÃO CHAMADOS DE AQUÁTICOS.
A classificação dos animais permite compreender o processo evolutivo ao longo da história da Terra, identificar quais seres são parentes mais ou menos distantes e, ainda, manter a biodiversidade.
Essa estrutura ajuda a proteger os órgãos e permite que esses animais sejam maiores. Eles são divididos em cinco grupos: peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos. Os animais invertebrados não possuem ossos.