Os exames laboratoriais abaixo são úteis no diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico (LES): Pesquisa de autoanticorpos, como: Anticorpos antinúcleo (FAN) – Positiva na maioria dos pacientes com LES e em outras doenças do colágeno. Anticorpos anti-Sm – Positiva somente em pacientes com LES.
Tinha feito uns exames de laboratório, levei e, assim que minha médica bateu o olho me mandou para a emergência do hospital, aos cuidados do clínico geral da confiança dela. Em menos de 24 horas tive o diagnóstico do lúpus. Primeiro e sobretudo pensava no meu filho. Ele tinha 2 anos, meu estado era crítico.
O lúpus é uma doença muito variável que pode acometer somente a pele ou acometer a pele e alguns órgãos como os rins. Hoje em dia com os tratamentos atuais a expectativa de vida dos pacientes com lúpus é igual a da população geral. Mantenha sempre o acompanhamento com seu médico para avaliações periódicas.
Descrição. O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença auto-imune, ou seja, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, no qual as células responsáveis pela defesa (anticorpos) agem inadequadamente contra constituintes do próprio organismo.
O Lupus é uma doença auto-imune em que o sistema imunológico produz anticorpos que atacam as próprias células do organismo. Apesar do excesso de imunidade, essa imunidade está direcionada contra as próprias células e está menos direcionada à proteção do organismo contra agentes invasores como bactérias e vírus.
O lúpus túmido é um subtipo raro do LE cutâneo crônico,20 tendo sido descrito inicialmente por Gougerot, Bournier21 em 1930. Clinicamente apresenta eritema, lesões urticariformes ou placas lisas, eritêmato-violáceas, brilhantes, localizadas na cabeça e no pescoço, muitas vezes com descamação fina discreta (Figura 3).
O lupus pérnio é a lesão cutânea mais característica da sarcoidose. Freqüentemente está associado ao envolvimento do trato respiratório. As lesões maculopapulosas são as mais comuns, caracterizam-se por pápulas eritematosas com menos de 1cm que afetam face, regiões periorificiais, pescoço, dorso e extremidades.
Lúpus eritematoso disseminado
O Lúpus Eritematoso sistêmico caracteriza-se por um padrão pleomórfico e tal quadro clínico é a base para o diagnóstico. Nesse seguimento, a doença pode apresentar sintomas constitucionais como cefaleia, mal-estar, artralgia generalizada, febre, mialgia, linfadenopatia e perda ponderal.
Você sabia que nome Lúpus tem origem na palavra em latim "lupus", que significa lobo, porque alguns médicos achavam que a uma mancha que surge na face de algumas pessoas com Lúpus teria um aspecto parecido com a que está presente no rosto de alguns tipo de lobo?
Com a descoberta das células do lúpus eritematoso em 1948, houve avanços nos conhecimentos da fisiologia, patologia, características clínicas e laboratoriais da doença (LÚPUS. 2003). 1 Graduada em Biomedicina , pela AEMS.
O lúpus é uma doença autoimune em que as células do sistema imunológico saem de controle e passam a atacar as estruturas saudáveis do próprio organismo da pessoa. O nome oficial dessa condição é lúpus eritematoso sistêmico e ela é capaz de afetar o corpo inteiro.