O duodeno faz parte do sistema digestório. É a primeira porção do intestino delgado e também a parte mais curta desse órgão. ... Nos seres humanos, o duodeno é um tubo oco que se liga ao estômago e o jejuno e onde ocorre a maior parte do processo digestivo (cerca de 80% da digestão ocorre no duodeno).
A ampola de Vater, também chamada de papila duodenal maior, é uma estrutura mamilar situada na parede posteromedial da segunda porção do duodeno, sendo um local que é acometido por neoplasias malignas em raras situações. Estas, quando ocorrem, correspondem a cerca de 0,2% dos cânceres gastrointestinais.
O ducto colédoco desce posterior à parte superior do duodeno e situa-se na face posterior da cabeça do pâncreas. No lado esquerdo da parte descendente do duodeno, o ducto colédoco entra em contato com o ducto pancreático principal.
O intestino delgado pode ser dividido em três regiões: Duodeno: Porção inicial do intestino, com cerca de 25 cm, e está ligada ao estômago. Jejuno: Porção intermediária do intestino e possui aproximadamente 2,5 m.
A duodenite consiste na inflamação do duodeno, que é a porção inicial do intestino delgado. Este transtorno pode ser agudo ou crônico, com a lesão comumente localizando-se na porção proximal do duodeno, região conhecida como bulbo duodenal.
Os sintomas costumam estar relacionados à má digestão, como náuseas, sensação de empachamento (estômago excessivamente cheio) e falta de apetite. Quem tem diagnóstico de Helicobacter pylori também é mais suscetível a desenvolver duodenite com evolução para úlcera e, nos casos mais graves, câncer de duodeno.