Resposta: A oxidação branda de uma ligação tripla será quando tivermos KMnO4 em solução aquosa neutra ou levemente alcalina e o produto será uma dicetona, caso os carbonos da tripla sejam secundários. Caso o carbono da tripla seja primário, teremos a formação de aldeído. Já se a oxidação energética.
Os álcoois terciários são aqueles em que o carbono que possui o grupo – OH faz três ligações com outros átomos de carbono. Como eles não fazem ligações com hidrogênios, não há nenhum ponto na molécula que possa ser atacado por um oxigênio nascente. Devido a esse fato, os álcoois terciários não sofrem oxidação.
A reação orgânica de oxidação energética pode originar como produtos: Gás carbônico (se o carbono da ligação dupla for primário); Cetona (se o carbono da ligação dupla for terciário); Ácido carboxílico (se o carbono da ligação dupla for secundário).
A espécie química que sofre o fenômeno da oxidação é denominada de agente redutor, e a espécie que sofre o fenômeno da redução é chamada de agente oxidante.
O agente redutor é o que causa a redução da outra espécie química reagente e o agente oxidante causa a oxidação. Existem vários exemplos desses agentes no dia a dia. Note que como o Al transferiu elétrons, isso significa que ele causou a redução dos cátions H+(aq); por isso ele é chamado de agente redutor.
Um agente redutor é um termo em química que se refere a um átomo que doa elétrons em uma reação de redução da oxidação. Diz-se que o átomo que ganha esses elétrons é reduzido. O átomo reduzido é chamado agente oxidante; são necessários elétrons do átomo oxidado, que é outro nome para o agente redutor.
Em uma pilha, o elemento que possui maior potencial de redução é que sofre a redução, enquanto aquele que tem maior potencial de oxidação sofre a oxidação.