África
Europa
Geografia da Itália
A Itália é possuidora de uma economia industrial diversificada e que é, basicamente, dividida em duas partes: o norte do país, área industrial desenvolvida e dominada por empresas privadas; e o sul, essencialmente agrícola, com elevada taxa de desemprego, logo, bem menos desenvolvida e por isso ainda muito dependente ...
República
Partidos políticos
Cada região se divide em províncias, com a única exceção de Vale de Aosta, onde a mesma região exerce as funções provinciais. No total existem 109 províncias (110 considerando também a Vale de Aosta como província). A subdivisão seguinte é constituída pelas comunas. Em toda a Itália há 8103 comunas.
1 de Janeiro de 2002
euro
1 de janeiro de 1999
Quando a moeda única foi lançada, quatro dos 15 países da União Européia ficaram de fora da zona do euro. A Grécia, por não ter conseguido reduzir sua inflação e déficit orçamentário, Dinamarca, o Reino Unido e a Suécia, por decisão dos próprios países. ... Cédulas e moedas do euro só começam a circular em janeiro de 2002.
O Reino Unido, apesar de ter sido um dos fundadores da União Europeia em 1992, optou por não adotar o euro como moeda única mantendo sua própria moeda, a libra esterlina. Como consequência, o país não integra a Zona Euro, mas faz parte do Mecanismo de Taxas de Câmbio (ERM II).
O euro é uma moeda utilizada apenas pelos países europeus que pertencem à União Europeia, isso foi criado para facilitar as transições entre o Bloco Econômico (EU). Os países que não aceitaram a moeda temiam que a mesma desvalorizasse, além do receio de perder a autonomia.
Países da UE não pertencentes à zona euro
Resposta. A Inglaterra se nega a adotar o Euro por medo de desvalorização de sua economia. A sua moeda atualmente é a Libra Esterlina. França, Alemanha e Grécia adotam o euro desde a sua criação e o Chipre o adota desde 2011.
Resposta. A única saída que tivemos na União Européia foi por parte do Reino Unido, no chamado Brexit. O argumento para sua saída foi maior autonomia econômica, já que os países membros ficam sujeitos ao intermédio do bloco econômico, o controle das fronteiras e do fluxo imigratório.
Os Estados-membros da UE são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia.
Os países europeus que mais investiram no Brasil até agosto deste ano foram Alemanha (668 milhões de dólares), Luxemburgo (454 milhões de dólares) e Espanha (400 milhões de dólares).
Existe também quatro países que estão no Espaço Schengen, mas não são membros da UE: Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein. Três microestados também fazem parte do Espaço Schengen: Mônaco, cidade do Vaticano e San Marino.
Saiba tudo sobre a União Europeia, o mais importante bloco econômico da atualidade! A União Europeia (UE) é um bloco econômico criado na Europa oficialmente em 1992 pelo Tratado de Maastrich, em substituição ao antigo Mercado Comum Europeu (MCE).
União Europeia
A União Européia se caracteriza por ser um Mercado Comum, que, ao contrário de outros tipos de união de blocos econômicos (como a União Aduaneira, que se restringe apenas à circulação de bens) determina liberdades para a circulação de bens, pessoas, serviços, capitais e informação.
a) O primeiro nome do bloco econômico que, mais tarde, viria a se chamar União Europeia foi o Benelux, resultado da união entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo. b) O Tratado de Maastricht, assinado em 1991, foi responsável pela criação da União Europeia, em substituição ao Mercado Comum Europeu.
Podemos dizer que o embrião que, mais tarde, veio a dar origem à União Europeia foi o Benelux, um grupo econômico formado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo, criado em 1944.
Os objetivos da União Europeia são: promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos seus cidadãos. garantir a liberdade, a segurança e a justiça, sem fronteiras internas.
A União Europeia não é um Estado, mas sim uma parceria única entre países europeus, conhecidos como Estados-Membros. Em conjunto, cobrem a maior parte do continente europeu.