O jogo dramático é uma maneira de levar os participantes a pensar, comprovar, relaxar, trabalhar, lembrar, ousar, experimentar, criar e absorver. É na absorção que se dá o aprendizado e, quanto mais importante for o aprendido, maior a mudança. Trata-se de uma atividade voluntária.
Os principais ingredientes de um jogo considerado do gênero dramático é justamente o prazer em sua prática, os ensinamentos lúdicos diversos que podem vir em decorrência da prática desse tipo de jogo e mesmo a interação entre os jogadores podendo aumentar a saúde mental dos mesmos.
O primeiro deles é o “jogo dramático”, onde o foco principal é a preparação do jogador nos fundamentos do teatro. O segundo é o “jogo teatral”, quando o jogador começa a criar e a representar personagens, envolvidos em ações completas.
O jogo dramático está caracterizado pelo discurso espontâneo e criativo e pela possibilidade de vivenciar com o grupo atividades de improvisação, enriquecidas pela interpretação livre.
3 - Surge na França nas primeiras décadas do século XX. 4 - Sendo utilizado em vários contextos, desde como atividade que animava encontros de grupos de escoteiros até, e principalmente, nas escolas, enquanto instrumento cada vez mais reconhecido por seu valor educacional.
D Enquanto o jogo teatral tem como base o faz-de-conta, emque todos os participantes são atuantes da situaçãoimaginária, o jogo dramático pressupõe uma divisão do grupoentre atuantes e observadores.
Jogos Teatrais é o termo utilizado em português para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático (a partir de textos de teatro), cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras.
os tipos de jogos teatrais são: 1 - Jogo teatral unitário. 2 - Jogo teatral binário. 3 - Jogo teatral ternário. 4 - Jogo teatral quaternário.
O jogo teatral pode colaborar na formação de pessoas críticas e abertas ao diálogo, pois o jogo propõe um problema a ser resolvido, cuja solução deve ser encontrada em grupo e não solitariamente. Isso permite e suscita o envolvimento do grupo, a criatividade, o improviso e a intuição que são vitais para a aprendizagem.
O significado mais coerente de Jogos Teatrais é a formação de uma estrutura organizada através de regras não limitando o desenrolar das atividades improvisadas com o objetivo motivador de auxiliar indivíduos introspectivos, levando- os a descontração, desenvoltura, oratória entre outras potencialidades e habilidades, ...
As apresentações duravam vários dias e começavam com uma procissão em homenagem ao deus Dioniso, considerado protetor do teatro. A platéia acompanhava as peças o dia todo e reagia com intensidade às encenações. ... Poucas manifestações teatrais parecem ter resistido nessa época.
Viola Spolin
Resposta. O Jogo Dramático surge na França nas primeiras décadas do século XX, sendo utilizado em vários contextos, desde como atividade que animava encontros de grupos de escoteiros até, e principalmente, nas escolas, enquanto instrumento cada vez mais reconhecido por seu valor educacional..
Os jogos teatrais apresentam influências do cabaré alemão, e da commedia dell'arte (Los Angeles Times). Ela influenciou a primeira geração de artistas norte-americanos da arte da improvisação através do Compass Theater e do Second City, grupos teatrais de Chicago das décadas de 1950 e 1960.
Já nos anos 60, a americana Viola Spolin, inicia seus trabalhos com alunos inaugurando os JOGOS TEATRAIS.
Spolin desenvolveu o método conhecido como jogos teatrais inspirada, entre outros, por Neva Boyd, importante educadora de Chicago, que desenvolveu seu trabalho a partir dos jogos recreativos praticados com as levas de imigrantes que chegaram, durante a grande depressão.
Jogos Teatrais
A estrutura dramática dos jogos teatrais de Viola Spolin faz parte das regras do jogo, e se refere basicamente a três elementos: Quem (personagem/relacionamento); Onde (ambiente/cenário); e O Quê (ação/atividade).
Japiassu esclarece que o princípio do jogo teatral é o mesmo da improvisação teatral, ou seja, “a comunicação que emerge a partir da criatividade e espontaneidade das interações entre sujeitos mediados pela linguagem teatral”.
Para viola Spolin três são as essências para o Jogos Teatrais; o foco, a instrução e a avaliação.
ela pode ser: protagonista, que é a principal; antagonista, que é o adversário, o vilão, que fará oposição ao protagonista; e o coadjuvante, que é a personagem secundária. Espectador: pessoa que observa, presencia qualquer ato ou espetáculo. Além deles, colaboram ainda diretores, dramaturgos e técnicos.
Fonte de inspiração para muitas peças e escolas de teatro, Viola Spolin democratiza o jogo teatral na medida em que compartilha suas técnicas e ideias em livros destinados a professores da área e também da Educação Básica. ... O brincar também é valorizado por Spolin por desenvolver habilidades necessárias ao jogo teatral.
Jogos teatrais A norte-americana Viola Spolin (1906- 1994) foi a primeira a sistematizar e refletir acerca dos jogos teatrais. ... Conceito de Jogo Teatral O jogo teatral é um jogo de construção com a linguagem artística.
Já em meados de 1940, Viola Spolin criou o Theatre Games, onde suas técnicas de improviso influenciaram todos os grupos de teatro ao redor do mundo. Os Jogos de Improviso transcendem os limites do teatro para outras áreas da vivência humana, como os da Psicoterapia e da Educação (CHACRA, 2007).
O Foco é uma insistência do autor numa ação segundo um ponto de vista particular para salientar sua importância. Este procedimento essencialmente épico, aplica-se também ao Teatro.