Também chamada de “menopausa masculina”, a andropausa é marcada pela diminuição nos níveis de testosterona e seus sinais podem ser aliviados com algumas mudanças na rotina. Os níveis de testosterona variam entre os homens.
Entre as idades de 40 a 55 anos, os homens podem percebem sintomas semelhantes à menopausa. De modo diferente das mulheres, os homens não têm uma sintoma específico como a interrupção da menstruação para marcar a transição. Ambos, no entanto, são caracterizados por uma queda nos níveis de hormônios.
Essa reação do corpo masculino pode ser causada por alterações de humor e nos níveis de energia, assim como alimentação, genética, condições de saúde e medicamentos, por exemplo. Felizmente, o problema pode ser contornado com medidas simples, como melhora da alimentação e da qualidade de sono.
As ondas de calor são muito comuns durante a entrada na menopausa, no entanto, existem outros casos em que isso pode acontecer, como na andropausa, durante alguns tratamentos ou em doenças como no hipertireoidismo ou hipogonadismo, por exemplo. Em alguns casos, pode também surgir na gravidez.
Reconheça sinais que indicam febre
Em caso de 'febre interna' a pessoa sente o corpo muito quente mas o termômetro não mostra essa elevação da temperatura. O mais comum é a pessoa apresentar os mesmos sintomas que apresenta no caso de uma febre real, como mal-estar, calafrios e suor frio, mas o termômetro continua nos 36 a 37ºC, o que não indica febre.