Vitamina B3 é boa para o coração! Conheça 6 alimentos fontes de niacina
A niacina, também conhecida como vitamina B3, desempenha funções no organismo como melhorar a circulação sanguínea, aliviar a enxaqueca, baixar o colesterol e melhorar o controle da diabetes.
A niacina, uma vitamina do complexo B, é essencial para o processamento (metabolismo) de carboidratos, gorduras e muitas outras substâncias no organismo e para o funcionamento normal das células.
A principal função de vitamina B3 no organismo é auxiliar no processo metabólico, que transforma os nutrientes dos alimentos em energia física. Ela faz parte da constituição das enzimas e influencia na obtenção de energia. Vitamina B3 também ajuda a diminuir o colesterol presente no sangue.
A carência dessa vitamina no organismo pode acarretar em diarreias, fadiga, irritabilidade, insônia, cefaleia, depressão, dermatites e lesões nervosas, que afetam o sistema nervoso central. Em grandes doses, a vitamina B3 funciona como vasodilatador.
Sintomas da Falta de Niacina
A deficiência de vitamina B6 causa neuropatia periférica e uma síndrome semelhante à pelagra, com dermatite seborreica, glossite e queilose; em adultos, pode causar depressão, confusão, anormalidades no eletroencefalograma e convulsões. Raramente, deficiência ou dependência causa convulsões em crianças.
A deficiência de vitamina K diminui os níveis de protrombina e outros fatores de coagulação dependentes de vitamina K, causando coagulação defeituosa e, potencialmente, sangramento. No mundo todo, a deficiência de vitamina K pode causar morbidade e mortalidade infantil.
Sintomas da Falta de Vitamina B5
Encontramos a vitamina B5 na gema de ovo, leveduras, rim e fígado de animais, brócolis, batata, gérmen de trigo, abacate, tomate, carne bovina magra, leite desnatado, batata doce e melaço.
A Vitamina B5 ou Ácido Pantotênico é amplamente conhecida por ser benéfica no tratamento de perturbações mentais graves, como o estresse e ansiedade crônica. Uma dieta saudável deve conter uma quantidade adequada de Vitamina B5 para garantir uma boa saúde e bom funcionamento de todos os sistemas de órgãos.
Possíveis efeitos colaterais Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o uso de suplementos com vitaminas do complexo B são diarreia, náusea, vômito e cólicas.
CONTRA-INDICAÇÃO: é contra-indicado a pacientes com reconhecida hipersensibilidade às vitaminas do complexo b. não é indicado no Tratamento de hipovitaminoses específicas graves. REAÇÕES ADVERSAS: reações alérgicas.
As vitaminas do complexo B servem para regular a produção de energia no organismo, manter a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino. Além disso, elas são importantes para prevenir anemia e fortalecer o sistema imunológico.
O indicado é consumir o suplemento (ou até mesmo o café) de 15 a 30 minutos antes do treino. Vale lembrar que, em excesso, a cafeína pode causar problema como irritação e insônia.
- Na própria bula do cobavital é informado que deve ser consumido 1 comprimido três vezes ao dia, sempre antes das principais refeições como café da manhã, almoço e janta. - Já o complexo B você irá consumir um comprimido toda vez que for tomar o cobavital, sempre ingerindo os dois juntos e ao mesmo tempo.
Complexo B Comprimidos revestidos: Adulto: 1 comprimido 3 vezes ao dia ou conforme orientação médica. Complexo B Concentrado Comprimidos revestidos: Adultos: 1 comprimido ao dia ou conforme orientação médica. Solução Oral (Gotas): Crianças até 6 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia.
Pantogar é um composto capaz de fornecer nutrientes aos cabelos e às unhas, já o Cobavital estimula o apetite e favorece o aumento de massa muscular e o complexo B é indicado em casos de manifestações de carência de vitaminas do complexo B.
Modo de uso do Cobavital Crianças de 2 a 6 anos: 1/2 a 1 comprimido, duas vezes ao dia, antes das refeições. Crianças acima de 6 anos: 1 comprimido, duas vezes ao dia, antes das refeições. A posologia diária não deve exceder 8 mg de ciproeptadina. Adultos: 1 comprimido, três vezes ao dia, antes das refeições.
Ela trabalha principalmente no figado nos processos metabólicos que sintetizam as proteínas. Auxilia no crescimento muscular especialmente por ser um anabolizante sem esteroidial. Alem disso ajuda na queima da gordura incentivando o organismo a usar as reservas de glicídios e lipídios mantidas no corpo.