A Revolução Praieira foi completamente debelada em 1849. Alguns dos principais líderes do movimento morreram em combate, outros foram presos e depois anistiados. Como em outras revoltas armadas ocorridas no Império, foi a participação da população pobre que fez com que o movimento assumisse um caráter revolucionário.
O Manifesto ao Mundo, publicado em 1849, foi um documento escrito pelos revolucionários da Revolta Praieira, cujas principais condições eram: Voto livre e universal do povo brasileiro. A plena e absoluta liberdade de comunicar os pensamentos por meio da Imprensa.
Reivindicações: - voto livre e universal para o povo brasileiro (fim do voto censitário); - plena liberdade da imprensa; ... - exercício do comércio a varejo só para brasileiros (os portugueses seriam proibidos de exercer essa atividade);
As reivindicações do movimento praieiro o voto livre e universal do povo brasileiro; a plena e absoluta liberdade de comunicar os pensamentos por meio da imprensa (liberdade de imprensa);
b) da imigração europeia para o Brasil, organizada pelos fazendeiros de café nas primeiras décadas do século XX, baseada em contratos de trabalho conhecidos como "sistema de parceria".
Durante quase todo o período imperial, a mão de obra no Brasil era escrava. Somente em meados do século XIX, com a chegada dos imigrantes, a mão de obra, aos poucos, foi substituindo o trabalho dos escravos. ... Foi no Segundo Reinado que a abolição da escravidão teve ampla discussão e sua concretização.
Resposta. Resposta: A antecipação da maioridade do herdeiro do trono real passou para a história como o "golpe da maioridade".
Dom Pedro II foi imperador do Brasil entre 1840 e 1889, período no qual o país passou por muitas transformações. Os grandes acontecimentos do seu reinado foram a Guerra do Paraguai e a abolição do trabalho escravo. Foi deposto, em novembro de 1889, por meio de um golpe que resultou na proclamação da república.