É claramente possível usar o bicarbonato para subir o pH e um tamponador adequado para manter o pH estável. Tanto nos aquários marinhos ou salobros quanto nos aquários de pH elevado, os melhores tamponadores são à base de boratos.
Uma maneira natural maravilhosa de abaixar o pH do seu aquário com segurança é adicionar um pouco de musgo de turfa. A única desvantagem é que pode deixar a sua água mais turva e mudar a coloração do aquário. No entanto, você pode pré-tratá-lo em um balde separado por alguns dias antes de colocá-lo em seu tanque.
Solução: Certifique-se que o aquário está com a quantidade de peixes adequada, cetifique-se também se a ração que usa é de boa qualidade e que a filtragem é adequada para o seu aquário. Reduza a quantidade de alimentação e faça troca parciais a cada 3 ou 4 dias, com uma boa sifonagem do fundo até estabilizar o Ph.
Uma das causas mais frequentes, que levam o Ph a ficar ácido, é o excesso de peixes no Aquário ou alimentação exagerada ou de má qualidade. A solução para esse caso não é nada muito difícil, teste algum outro tipo de ração, coloque-a de forma moderada no aquário e não encha seu aquário como o da imagem acima!
Para diminuir a dureza da água você pode usar água DI ou RO, ou seja, utilizar um filtro em que a água passe por resina mista, onde serão retirados totalmente os minerais, neste caso a água vai apresentar um GH zero. As plantas também colaboram para consumir os minerais dissolvidos na água.
Saiba como manter um aquário sempre limpo e aprenda a cuidar dos seus peixes e das suas plantas....Tipos de limpeza
Um problema que frequentemente ocorre nos aquários é a água ganhar um tom amarelo. Isso acontece devido à vários fatores, incluindo o excesso de tanino na água, a frequência da troca de água, a quantidade de peixes e plantas dentro do aquário e o tipo de sistema de filtração usado.
De um modo geral, os aquicultores utilizam aeradores de pás ou bombas verticais (chafariz ou fonte) para prover a aeração em açudes e viveiros. A aeração geralmente é aplicada durante a madrugada ou quando o oxigênio atinge limites críticos, geralmente abaixo de 3 mg/litro.
Você pode inserir uma bomba de circulação na parte de cima do aquário para simular ondas, que irá ajudar muito na troca gasosa, aumentando a oxigenação da água. Depois você deve inserir uma outra bomba de circulação para a movimentação interna do seu aquário.
Por norma, deve substituir-se cerca de 30% da água do aquário, cerca de um terço do conteúdo do aquário. Esta percentagem de água deve, então, ser trocada em média a cada 14 dias.
Você pode desligar uma bomba de ar à noite? Isso não é tão preocupante quanto desligar um filtro. Se a sua bomba de ar estiver deixando você maluco, você pode acabar desligando-a à noite, contanto que o filtro esteja funcionando e funcionando.
O intervalo entre essas TPAs vai variar também de acordo com as condições do aqua, podendo ser de hora em hora ou a cada 90-120 minutos, vai depender de como os peixes estiverem. Se a energia demorar mais que 4 horas para voltar não alimente os peixes nas próximas 24 horas.
O peixe dourado sobrevive à falta do oxigênio por meses convertendo seus carburadores ao álcool. Um estudo novo não mostrou que o peixe dourado e as carpas crucian similares podem viver até cinco meses em lagos gelados com extremamente - o ponto baixo ou o nenhum oxigênio.
Muitas podem ser as causas de morte de peixes, a depleção de oxigênio é de fato a principal causa de morte de peixes, pois seja por fatores ambientais, ou substâncias tóxicas na água, causa uma diminuição do oxigênio dissolvido, porém é importante estudar aprofundadamente o que ocasionou tal mortandade.
Chamado “LikeAFish” (como um peixe), o sistema de brânquias artificiais movido a bateria extrai pequenas quantidades de ar dissolvido que já existe na água para suprir oxigênio a mergulhadores, submarinos e habitats submarinos.
O oxigênio dissolvido, ou seja, a quantidade de O2 presente na água, pode ser determinado de forma simples com a ajuda de um instrumento de medição, o Medidor de Oxigênio Dissolvido. O aparelho obtém essa medida ao entrar em contato com a amostra analisada. Existem dois tipos de sonda, a polarográfica e a galvânica.