A partir da década de 60, a Teoria do Capital Humano formalizada por Schultz (1971), buscava mostrar que os países em desenvolvimento como o Japão, que foram destruídos na Segunda Guerra Mundial, conseguiram reconstruir suas economias em tão pouco tempo, em explicação desta teoria.
O capital humano leva em conta os atributos que um colaborador adquiriu através de experiência, educação e perícia. Se utilizando desse termo e conceito, as empresas podem enxergar e valorar ainda mais a capacidade de seus funcionários independente de seus cargos e níveis.
Gestão do capital humano: 4 passos para melhorar os resultados
Como investir no capital humano?
Investir em pessoas é o caminho mais longo e desafiador que uma empresa pode escolher. Porém, com toda certeza, também é o mais compensador. O capital humano é definitivamente complexo e, por isso, esse investimento vai muito além do financeiro, requerendo tempo, planejamento e muito esforço.
Capital intelectual é o conjunto de conhecimentos e informações, ou seja, a soma do capital humano e o capital estrutural. Pode ser definido como seres humanos.
A Teoria do Capital Humano afirma que investimentos em educação e saúde podem aprimorar as aptidões e habilidades dos indivíduos, tornando-os mais produtivos, o que em larga escala pode influenciar positivamente as taxas de crescimento dos países.
Resumo. O capital intelectual é percebido como um recurso estratégico dentro das empresas, pois sugere-se que é capaz de influenciar a capacidade de inovar. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo verificar a existência da influência do capital intelectual na inovação em empresas incubadas de Santa Catarina.
Em geral capital físico é uma referência a qualquer ativo não humano, feito por humanos e utilizado na produção. Frequentemente, este termo é utilizado num sentido que é uma combinação relativamente ambígua dos termos capital de infra-estrutura e capital natural que, por sua vez, são formas de capital econômico.
Renda fixa é uma modalidade de investimento que apresenta uma rentabilidade previsível; Renda variável não tem nenhum tipo de definição sobre a taxa de retorno, apenas previsões de mercado, ou seja, “varia” com o tempo.