Oxigénio
As principais descobertas de Lavoisier foi a do oxigênio e a da relação entre respiração e reação de combustão. Depois de incontáveis experiências, ele conseguiu demonstrar que o novo gás descoberto era necessário para que ocorresse a combustão, ou seja, sem o oxigênio não haveria a queima.
Ele é considerado o pai da química moderna e dá nome à conhecida Lei de Lavoisier, ou Lei da Conservação das Massas, princípio de que nada se perde ou se cria (o conceito já havia sido apresentado antes por outro cientista, o russo Mikhail Lomonosov, mas o texto deste não repercutiu).
A lei de Lavoisier, também conhecida como lei da conservação das massas, foi proposta por Antoine Laurent Lavoisier por volta de 1775 e afirma o seguinte: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
A Lei da Conservação das Massas ou Lei de Conservação da Matéria proposta por Lavoisier postula que: "A soma das massas das substâncias reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reação." Para chegar nessas conclusões, Lavoisier utilizou balanças precisas envolvendo diversos elementos em recipientes fechados.
De acordo com a Lei de Lavoisier, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. Se temos 96 gramas do ozônio, obrigatoriamente a massa de oxigênio produzida será igual a 96 gramas.
Resposta. Lei de Lavoisier: em um sistema fechado massa dos reagentes é igual a massa dos produtos. Na natureza nada se perde, nada se cria tudo se transforma. Lei de Proust ou das proporções definidas:Toda substância apresenta uma proporção em massa constante na sua composição.
“Num recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.” Atualmente, essa lei é mais conhecida pelo seguinte enunciado: “Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.”
Através de seus trabalhos, pôde enunciar uma lei que ficou conhecida como lei da conservação das massas ou lei de Lavoisier: ... "No final de uma reação química, a massa final do produto é igual à soma das massas dos reagentes". ou, "Na natureza, a matéria não é criada e nem destruída, apenas sofre transformações".
Porque a Lei de Lavoisier é a Lei da Conservação das Massas, que diz que a massa total dos produtos é igual à massa total dos reagentes. Veja que o reagente tinha 100 g e os produtos também, pois 56 + 44 = 100.
Enquanto a lei de proust afirma que uma substância composta é formulada por substâncias mais simples,ou seja, formam aglomerados na mesma quantidade em massa. Assim falando o contrario de lavoisier que diz que nada se cria, nem perde apenas se transforma.
d) 40 g. Preciso da resposta urgente. ar3578741 está aguardando sua ajuda. Inclua sua resposta e ganhe pontos.
Quando 48 g de ozônio reagem e se transformam completamente, a massa de. oxigênio comum produzida é igual a: * a) 32 g.
“Em uma reação química feita em recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.” Atualmente, essa lei é mais conhecida pelo seguinte enunciado: “Na natureza nada se cria, nada se forma, tudo se transforma.”
Pela lei de Lavoisier, “A soma das massas das substâncias reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reação”, logo o número de átomos presentes, em uma reação, nos reagentes deve ser igual à quantidade de átomos presentes nos produtos.
O que são as leis ponderais?
As Leis Ponderais na Química incluem a Lei de Proust e a Lei de Lavoisier. As duas são grandes contribuintes para o avanço da área, postuladas no século XVIII. Ambas também são essenciais para os estudos da estequiometria e de demais teorias que foram postuladas posteriormente.
Leis das reações químicas (Leis ponderais)
Na Química, as Leis Ponderais incluem a “Lei de Proust” e a “Lei de Lavoisier”. Ambas contribuíram para o avanço da Química como ciência de forma que introduziram o método científico.
A lei volumétrica de Gay-Lussac diz que, nas mesmas condições de temperatura e pressão, os volumes dos gases de uma reação formam uma proporção constante. Joseph Lous Gay-Lussac (1778-1850) foi um cientista que fez estudos importantes sobre os gases.
diferença está : Conservação , proporção , pressões.
As três Leis mais famosas são: Lei de Lavoisier (Lei da Conservação de Massas), Lei de Proust (Lei das Proporções Definidas) e Lei de Dalton (Lei das Proporções Múltiplas). A diferença é que as ponderais falam sobre as massas e as volumétricas sobre os volumes.
As três leis dos gases são denominadas: Lei de Boyle (transformação isotérmica) Lei de Gay-Lussac (transformação isobárica) Lei de Charles (transformação isométrica)
A lei de Dalton diz que, em uma mistura gasosa, a pressão de cada componente independe da pressão dos demais e que a pressão total (P) é igual à soma das pressões parciais. John Dalton (1766-1844) foi um grande estudioso da constituição da matéria, sendo mais conhecido por sua teoria atômica.
Quanto aos gases, é CORRETO afirmar que: a) sob pressão de uma atmosfera e temperatura ambiente, um mol de qualquer gás ocupa o volume de 22,4 litros. ... c) nas transformações isométricas, o volume varia, enquanto a temperatura e a pressão permanecem constantes.