Revolução Francesa (3 de 4): A Convenção Nacional. A primeira atitude da Convenção foi abolir a monarquia e proclamar a República. Tentava-se instaurar um novo tempo marcado pelos princípios de igualdade, fraternidade e liberdade.
Jacobinos
Defendia posições radicais. Queriam por exemplo, reduzir a imensadesigualdade econômica entre os franceses. A Planície – representava a burguesia financeira. Conforme suas conveniências, mudava de posição constantemente.
Seus membros defendiam mudanças mais radicais que os girondinos: eram contrários à Monarquia e queriam implantar uma República. Esse grupo era apoiado por um dos setores mais populares da França - os sans-cullotes - e, juntos, lutaram por outras mudanças sociais depois da revolução.
Os girondinos representavam a a alta burguesia e queriam conter o movimento revolucionário, temendo que as classes mais baixas da população assumissem o comando. Os jacobinos representavam a baixa burguesia e eram a favor do movimento revolucionário, lutando pelos direitos básicos às populações excluídas da sociedade.
Receberam a denominação de jacobinos pois reuniam-se inicialmente no Convento de São Tiago dos dominicanos (do nome Tiago em latim: Jacobus e do francês Saint-Jacques). Seus membros defendiam mudanças mais radicais que os girondinos: eram contrários à Monarquia e queriam implantar uma República.
Os jacobinos brasileiros foi uma expressão para remeter aos republicanos ostensivos, possuíam atitudes extremistas e estavam em oposição aos oligarcas. Sendo compostos pelos integrantes da burguesia inferior e também por empregados e funcionários também de classe baixa.
Robespierre
O Terror (também conhecido como O "Período do Terror", ou "Período dos Jacobinos") foi um período da Revolução Francesa, compreendido entre 5 de setembro de 1793 - queda dos girondinos - e 27 de julho de 1794 - prisão de Maximilien de Robespierre, líder dos Jacobinos.