Consoantes são fonemas (sons) que encontram obstáculos durante a passagem pelo aparelho fonador. Para serem pronunciadas, as consoantes precisam dos lábios, dentes, língua, palato, véu palatino, úvula ou qualquer outro obstáculo encontrado no aparelho fonador.
Exemplos de palavras iniciadas por consoantes:
É comum (ao menos no Brasil) chamarem-se «consoantes mudas» àquelas não seguidas de vogal, como o p da palavra helicóptero. ... fui alertado para o fato de que consoantes mudas são aquelas que não são pronunciadas, com o c da palavra facto no português europeu.
Então, quando isso ocorre, chamamos de dígrafo, o qual compreende o seguinte grupo de letras: lh, nh, ch, rr, ss, qu e gu (seguidos de e ou i), sc, sç, xc, xs. Observe as palavras: quente e sequência. A primeira possui o dígrafo “qu”.
Existem três grupos de encontros consonantais. 1) Resultantes do contato da consoante 'l' ou 'r', os quais ocorrem na mesma sílaba: atleta – a – tle- ta. blusa – blu - sa. broche – bro – che (lembre-se de que 'ch' é dígrafo, e não encontro consonantal)
Dicionário de divisão silábica