Comenius (2002) pensava uma “educação para todos” e com a colaboração de todos. Pensava numa educação de superação do estudo memorizado pregado pela escola tradicional. Ele enfatizava em sua didática Magna, que devem ser enviados às escolas não apenas os filhos dos ricos, mas todos por igual sem distinção.
Em Comenius, o ensino/aprendizagem torna-se fácil e eficaz porque ele fundamenta-se no método que é regido pela ordem, pela uniformidade dos métodos, pela sincronização dos tempos e pela graduação das etapas escolares que possibilitarão os objetivos serem alcançados.
Comênio acreditava que, por ser dotado de razão, o homem pode entender a si e a todas as coisas. Portanto, deve se dedicar a aprender e a ensinar. Seguindo esse pensamento, Comênio conclui que o mais importante na vida não é a contemplação e sim a ação, o "fazer".
Jan Amos Comenius
A Didática Magna, desenvolvida por Comênio, apresentou grande importância para a educação mundial, pelo fato de conter uma das principais tendências pedagógicas a considerar as necessidades e limitações dos educandos.
A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. ... O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da didática moderna, e um dos maiores educadores do século XVII.
Comenius tem como ponto de partida o conhecimento, que deve ir do mais simples ao mais complexo, do concreto para o abstrato. O conhecimento seguira um caminho do geral para o particular. Posicionava-se contra os retóricos e escolásticos pois, para ele o verdadeiro estudo deve partir das próprias coisas.
Comênio acreditava que, por ser dotado de razão, o homem pode entender a si e a todas as coisas. Portanto, deve se dedicar a aprender e a ensinar. Seguindo esse pensamento, Comênio conclui que o mais importante na vida não é a contemplação e sim a ação, o "fazer".
Quando se fala de uma escola em que as crianças são respeitadas como seres humanos dotados de inteligência, aptidões, sentimentos e limites, logo pensamos em concepções modernas de ensino. A prática escolar, para ele, deveria imitar os processos da natureza. ...
I - Com a sua obra Comenius queria dar um modelo racional ao fenômeno da educação, de modo a afastar a prática daquilo que hoje concebemos como o "paradigma da vocação", pautado por emprego de "técnicas" improvisadas, para um modelo mais próximo do que seria a atuação profissional.
Qual dos pensadores a seguir partia do princípio de que era possível "ensinar tudo a todos"? a ) René Descartes.
Com a obra Didática Magna, Comênio propôs que, por meio da educação, seria possível a paz entre os povos, considerando-a como remédio divino para a corrupção do gênero humano. ... Ele foi um dos primeiros pensadores a pensar na educação das crianças e a reconhecer o valor da educação para elas.
João Amós Comênius
A Pedagogia, ciência da Educação, nasce no século XIX e teve seu grande desenvolvimento no século XX. Já a Didática deveu esperar mais um século; surgiu no final do século XX. ... É propiciar no planejamento educacional e no planejamento didático, a possibilidade de ensinar educando e não só educar ensinando.
A origem da Didática nos remete ao século XVII através de Iohannes Amos Comenius ou mais conhecido como Comênio (1592-1670) que realizou uma obra chamada Didática Magna (Didactica Magna) em 1657, que criava uma proposta de reformar e escolar e educacional.
Neste sentido a Didática acompanhou certa dinamicidade dentro desse processo. Sendo que para entender a História Didática se fazem necessários duas abordagens: a primeira corresponde ao período que vai de 1549 até 1930; a segunda procura mostrar a trajetória da Didática a parti da década de 30 até os dias atuais.
Didática individualista vinculada à “pedagogia das competências”.
A palavra didática deriva da expressão grega - techné didaktiké -, que se traduz por arte ou técnica de ensinar.
Resumo: A didática é uma prática pedagógica que tem um papel bastante importante na construção do conhecimento, pois esse recurso transforma muitas vezes a dificuldade que um aluno poderia ter em entendimento, pois através de uma boa didática o aluno terá uma melhor apreensão do real dentro de conceitos que, dependendo ...
A Didática é a arte de lidar com os processos de ensino e aprendizagem. ... Portanto, a Didática está relacionada ao ato pedagógico, composto pelos elementos: planejamento, execução e a avaliação, possibilitando formas de pensar e agir na prática pedagógica.
didática
A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.
Ela favorece uma aprendizagem qualitativa, tendo em vista, focalizar sempre o melhor para os alunos e viabilizar facilidades no trabalho do professor, tornando suas ações seguras e precisas. Em suma, a didática é a disciplina que fundamenta a prática docente.
A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.
Esta função didáctica. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino. ... Em suma, a didática é o modo como o professor ensina determinado conteúdo para os discentes, garantindo, através de estratégias, a construção do conhecimento.
A didática atua como uma ferramenta crucial para o processo de aprendizagem do indivíduo. A didática está ligada a pedagogia, onde seu principal foco é a prática do ensino através de estratégias que possibilitem um melhor entendimento do que foi desenvolvido em sala de aula.