O objetivo da expansão marítima espanhola era conquistar novos territórios e levar riquezas para a coroa.
A Espanha foi o segundo país a se lançar na aventura das grandes navegações. A primeira viagem marítima financiada pelo país ocorreu em 1492, com Cristóvão Colombo, 77 anos depois de os portugueses invadirem Ceuta, no Reino de Fez (atual Marrocos), em 1415.
A seguir, a principais etapas da expansão espanhola:
Verificado por especialistas. Sobre a expansão marítima européia, temos que o marco inicial dessa expansão foi a tomada de Ceuta, no norte da África, pelos portugueses, no ano de 1415. ... Importante notar que a expansão marítima europeia se deu como forma de descobrir novos territórios para que servisse a colonização.
As principais consequências das expansões marítimas do século XV e XVI foram: formação das colônias europeias no ultramar, principalmente na América; crescimento do comércio internacional de produtos tropicais; extermínio de milhões de indígenas por guerras, doenças e migração forçada; criação do mais sólido mercado ...
Entre as causas da expansão marítima europeia temos o comércio com o oriente, que gerava grandes lucros aos Europeus durante o período das Grandes Navegações. A queda de Constantinopla também impulsionou indiretamente, visto que essa cidade era um entreposto comercial que ligava o comércio do oriente com o ocidente.
A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.
Resposta: É direta a relação da expansão marítima com o "descobrimento do Brasil", visto que foi com base no advento das Grandes Navegações e da expansão marítima portuguesa que o Brasil foi descoberto pelos portugueses e posteriormente colonizado.
Iniciando o processo de conquistas pelos mares, os portugueses no ano de 1415 dominaram Ceuta, considerada primeira conquista dos europeus durante a Expansão Marítima.
A Igreja Católica tinha interesse nas expansões marítimas porque devido ao fato da Reforma Protestante na Europa ter diminuído muito o número de fiéis (que se tornaram protestantes), os católicos queriam expandir o catolicismo para terras novas visando aumentar o número de fiéis e seguidores.
Resposta: A burguesia foi importante pois através dela houve a expansão comercial o que deu início as grandes navegações com intuito de conseguir mais riquezas.
XV, o Novo Mundo era uma grande jóia para os poderes reais na Europa, assim, quem obtivesse o controle dessa região teria grande influência epoder econômico na Europa, devido as grandes reservas de ouro, açucar e outros metais preciosos (Principios do Capitalismo). Assim garantindo certa estabilidade em seu reinado.
Resposta: As Grandes Navegações foram o processo de exploração do Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV e acompanhado por outros países europeus ao longo do XVI.
Expansão Marítima é o nome dado ao fenômeno ocorrido entre os séculos XV e XVII, quando inúmeras expedições partiram das grandes potências européias na busca por alcançar as terras no Extremo Oriente.
processo histórico é representado por acontecimentos, cada fato é a seqüência ou sucessão, do que já ocorreu. O processo histórico se transforma, deixa de ser equilibrado, com as mudanças qualitativas, é um período de transição onde as transformações acontecem rapidamente, mudando o caráter.
Com a expansão marítima, ou seja, o início da colonização das Américas por parte de países europeus, em especial Espanha, Inglaterra e Portugal, o mundo passou por uma série de mudanças. ... No Brasil a principal consequência foi o início da colonização assim como o desaparecimento de uma série de culturas nativas.
Resposta: As Grandes Navegações, também conhecidas como Expansão Marítima, foram o processo de exploração e navegação do Oceano Atlântico que se iniciou no século XV e estendeu-se até o século XVI. Nesse período, os europeus descobriram novos caminhos marítimos para alcançar a Ásia.
A formação da monarquia portuguesa com a Revolução de Avis, em 1385, e a aliança política com o grupo mercantil interessado no comércio marítimo, possibilitou com que o país fosse pioneiro na expansão marítima europeia. Os portugueses já tinham uma tradição pesqueira que os davam habilidades com os mares.
A expansão marítima europeia foi o período compreendido entre os séculos XV e XVIII quando alguns povos europeus partiram para explorar o oceano que os rodeava.