Candomblé, Uma Família de Axé: A importância do Gin (Oti oloje)
Gin clássico: Seco e seu sabor predominante vem do zimbo. Já o aroma traz toques picantes e cítricos. Gin Cítrico: Esse tipo de gin possui notas de laranja, limão ou tangerina no seu sabor. ... Gin Floral: O gin desse tipo traz um aroma de flores e frutos.
Otim é um orixá que vive ao ar livre e está sempre longe de um lar organizado e estável. Seu coMbate cotidiano, entretanto, está nas matas, caçando os animais que vão garantir a alimentação da tribo, sendo por isso consagrada como protetora dos caçadores e eterna provedorA da subsistência.
Odé é o deus caçador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam, orixá da faRtura e da riqueza. Atualmente, o culto a Odé Oxóssi está praticamente esquecido na África, mas é bastante difundido no Brasil, em cuba e em outras partes da América onde a cultura iorubá prevaleceu.
No Batuque, estes dois Orixás são cultuados juntos. São os protetores das matas e dos animais silvestres e selvagens. Os filhos de Otim são quase inexistentes, pois na Mitologia, Otim não teve filhos na terra, dando assim as cabeças dos filhos para Odé.
Aparentemente, Otim (Orixá) é um Orixá feminino, ligada a Oxóssi, Oçânhim, Oxum, Iemanjá, Ogum, dentre outros. Orixá da caça, das presas,da floresta,aparentemente também tem domínio sobre as águas. É representada carregando uma jarra na cabeça, pois é ligada também a agricultura.
20 de janeiro
Exu Marabô é chefe de falange, que pode trabalhar para Oxóssi, Ogum (diretores), quem incorpora em seu nome são os falangeiros ou espíritos afins daquela energia e vibração (colaboradores).
Exu Veludo : ligado a Oxum, atua nas cachoeiRas, rios, lagos, penitenciárias e maternidades.