GRAMÁTICA que ou modo verbal que apresenta a ação, o processo ou o estado como um facto dependente de uma condição, exprimindo valores de desejo, intenção, pedido, possibilidade, etc.
4. Conjunções Conclusivas. Exprimem conclusão de pensamento: logo, por isso, pois (quando vem depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim. Exemplo: Chove bastante, portanto a colheita está garantida.
As conjunções temporais são aquelas que indicam uma oração subordinada indicadora de circunstância de tempo: Quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que (desde que).
Conjunção final :: Boletim 294 É aquela que introduz uma oração que indica finalidade. O nome dessa oração é subordinada adverbial final. ... A conjunção final porque não é muito usada atualmente. É um dos casos em que o porquê é grafado num só vocábulo e sem acento gráfico.
As conjunções subordinativas interligam orações ou termos da oração que apresentam relação de dependência sintática. A conjunção é a palavra que une orações ou termos de uma oração que possuem mesma função. ... No entanto, a segunda oração é a subordinada, já que está sujeita à primeira, com função de complemento do verbo.
A) A conjunção utilizada na oração subordinada é "Se".