Resposta. Explicação: Saúde e Repertório são paroxítonas, ou seja, acentuação na penúltima sílaba.
As palavras graves, como é o caso de vírus, quando terminam em i ou u (seguidas ou não de s), levam acento gráfico na vogal tónica, ou seja, na penúltima sílaba.
De acordo com as regras de acentuação as palavras paroxítona com ditongos abertos oi e ei, não devem ser acentuadas. As palavras que se enquadram na regra em que paroxítonas terminadas em ditongo oral seguidos ou não de s, são acentuadas na vogal da sílaba tônica, são: ágeis, imundície, lírio.
Observações:
Quanto à tonicidade, as palavras da nossa língua são classificadas em três grupos: Oxítonas (quando a última sílaba é a tônica); Paroxítonas (quando a penúltima sílaba é a tônica); Proparoxítonas (quando a antepenúltima sílaba é a tônica).
B) Quanto à tonicidade, como se classificam as últimas palavras de todos os versos? Oxítonas.
Assim, temos: a) palavras oxítonas: são assim classificadas quando o acento tônico recai na última sílaba. b) palavras paroxítonas: são assim classificadas quando o acento tônico recai na penúltima sílaba. c) palavras proparoxítonas: são assim classificadas quando o acento tônico recai na antepenúltima sílaba.
Gramática. De acordo com o número de sílabas, as palavras podem ser classificadas em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas. De acordo com o número de sílabas, as palavras classificam-se em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
Se “feiura”, “baiuca”, “feiume” perderam o acento por serem paroxítonas com hiato constituído de ditongo mais vogal, por que as palavras “Guaíba” e “Guaíra”, que também são paroxítonas e apresentam hiato constituído de ditongo mais vogal, recebem acento?
Palavra paroxítona com hiato. Cláusula: cláu-su-la. ... Paroxítona. Tóxico: tó-xi-co.