No mercado brasileiro o capacitor utilizado nos ventiladores é chamado de capacitor permanente e é fabricado com filme de polipropileno metalizado com eletrodos feitos de um metal composto com alta pureza. Este capacitor recebe na sua fabricação um encapsulamento com resina epóxi própria para esse tipo de capacitor.
ligue os fios na chave de controle Nesse passo troque o interruptor pela chave de controle do ventilador, conecte o fio da chave de controle ao retorno da lâmpada, conecte os dois fios da chave aos fios do motor e o fio de alimentação à energia, lembrando de isolar o outro fio.
- Ligar o ventilador girando o botão de controle 19 no sentido horário até a velocidade desejada. - Para o ventilador oscilar, girar a porca borboleta no sentido horário. Page 3 VCL/ VPL MANUAL DE INSTRUÇÕES VENTISILVA . na tomada, verificar se a voltagem do ventilador esta correta.
Dicas:
O Dimmer desliga o circuito cada vez que a corrente muda de direção, ou seja, cada vez que a voltagem desce à zero na escala de onda senoidal de acordo com a posição do contato ou botão. Com a tensão baixa passando pela lâmpada ocasiona um abaixa luminosidade.
O dimmer é instalado de forma semelhante a instalação de um interruptor simples. Conecte o cabo de fase no borne indicado do dimmer, esse borne geralmente vem com a letra L. Esquema de ligação do dimmer.
Aterre o primeiro terminal do potenciômetro.
As lâmpadas eletrônicas, fluorescentes ou LED, podem não ser lâmpadas dimerizáveis. Neste caso elas apenas ligam ou desligam, independente do interruptor ou dimmer utilizado para acioná-las.
Todo mundo sabe que a lâmpada incandescente pode ser dimerizada, porém não é qualquer lâmpada que pode ser dimerizada, e a grande dúvida é se a lâmpada de LED pode ou não ser dimerizada? Existe sim lâmpada de LED dimerizável, mas já fique sabendo que não são todas as lâmpadas de LED que são dimerizadas.
Outra forma complementar é a instalação de um controlador de intensidade de luz, ou interruptores dimmer. Com essa simples alteração, é possível reduzir o gasto de energia com iluminação em 25% ou até mais, dependendo do período de utilização da lâmpada e da intensidade determinada.
Os dimmers contém circuitos eletrônicos com base em dispositivos semicondutores denominados TRIACs e podem controlar potências que tipicamente vão até os 400 W, mas somente de lâmpadas incandescentes.
A luz é algo muito importante para iluminar os ambientes quando o sol não está presente. Mas existem muitos casos em que não é necessário deixar a lâmpada com sua intensidade de iluminação normal. Para esses casos, uma solução interessante é utilizar um dimmer.
Caso não seja possível, utilize uma lanterna para iluminar o local.
A coisa toda se faz em alguns passos: 1º- Tire as lâmpadas pra evitar que se quebrem, caso o lustre caia durante a operação; 2º- Desligue o disjuntor; 3º- Pegue um dos fios de uma lâmpada + um dos fios da outra lâmpada e una-os um ao outro, criando uma ponte.
Na verdade o processo é muito simples, é só seguir a seguinte ordem:
Como fazer a instalação?...Como instalar Luminária de Sobrepor LED
Na luminária existem furos que coincidem com os furos da caixinha de passagem do teto, para fixação da luminária no teto. Conecte as lâmpadas nos receptáculos e recoloque o vidro da luminária novamente, em seguida ligue o disjuntor e sua luminária está pronta para uso.